Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Vereador Ademar Santana quer salário mínimo para vereadores em Canela

Compartilhe:

O colunista da Folha, Francisco Rocha, conversou nesta tarde com o presidente do PSD de Canela, Alcimar Alano, sobre uma indicação protocolada pelo vereador do mesmo partido, Ademar Santana, que quer reduzir o salário de um vereador em Canela para o salário mínimo nacional.

O assunto, que será melhor abordado na coluna 360 Graus da edição impressa da próxima quinta-feira, mas, segundo o colunista, não tem a menor possibilidade de ser aprovada.

Alterar cargos e salários do Legislativo é uma prerrogativa da Mesa Diretora, neste momento, formada pelos vereadores Gilberto Cesar (PSDB) – presidente, Alberi Dias (PPS) – vice-presidente, Vilmar Santos (PMDB) – 1º secretário e Roberto Grulke (PMDB) – 2º secretário.

A indicação do vereador Santana vai para aprovação no plenário e só depois pode ser analisada pela Mesa Diretora.

Francisco Rocha acredita que em um primeiro momento, a indicação seja aprovada pelos vereadores, pois, apesar de ser um documento formal, não tem poder de mexer nos salários dos vereadores. “Por outro lado, a Mesa Diretora não vai transformar a proposta de Ademar Santana em projeto de lei, pois, fazendo isso, a redução dos salários iria à votação dos vereadores e eles teriam que lidar com pressão popular”, explica o colunista, que acredita que nem mesmo uma redução pequena passe hoje no crivo da atual Mesa Diretora.

O presidente do PSD sabe que a indicação pode não seguir em frente, mas acredita que Santana fez o certo em iniciar esta discussão, diante do atual panorama financeiro do Brasil, do Estado e também de Canela. “Queremos que os políticos que fazem do cargo de vereador profissão e meio de vida repensem seus valores. Nunca houve um momento tão propício para esta ação”, diz Alano.

Foto: Ricardo Veraz/Divulgação PSD