Início Destaque Prefeito Cléo Port emite nota de esclarecimento sobre bloqueio de bens

Prefeito Cléo Port emite nota de esclarecimento sobre bloqueio de bens

Continua depois da publicidade
Reprodução
Cópia da LDO, na qual, segundo a nota, existia a previsão legal para o repasse

 

No início da tarde de hoje, 10, a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Canela emitiu nota oficial sobre o bloqueio de bens do prefeito Cléo Port.

O e-mail veio acompanhado de 16 páginas de documentos, entre leis, empenhos e cópia da LDO.

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ACOLHIMENTO DE LIMINAR PELO JUÍZO DE CANELA

Em nota, através da assessoria do Prefeito Municipal de Canela, Sr. Cléo Port, vem a público esclarecer as notícias vinculadas na mídia em relação ao acolhimento de liminar pelo juízo de Canela, referente às verbas destinadas pelo Município de Canela à ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela para auxílio financeiro ao Carnaval de Porto Alegre em que a cidade de Canela foi homenageada pelos 70 anos de emancipação pela Escola de Samba Vila do IAPI.

A denúncia tem como único motivo questões orçamentárias. Entendeu o Ministério Público que o Prefeito não poderia ter destinado as verbas para o convênio através de Decreto Municipal, mas deveria ter feito por Lei Municipal, pois na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária não havia a previsão para a despesa.

Contudo, conforme documento de empenho abaixo, a previsão orçamentária estava prevista na LDO, no subitem 04.01.23.695.0208.2009.3.3.50.43.99.0.00 – Mantendo Eventos do Município.

O Juiz de Canela acabou bloqueando os bens do Prefeito sem levar em consideração essa informação, pois não foi devidamente informado nos documentos encaminhados pelo Ministério Público.

O Prefeito Cléo Port vai apresentar esses documentos ao Poder Judiciário e tem a convicção que a restrição será levantada, e esse mal entendido será resolvido, pois havia a previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias para suportar a despesa.

O Prefeito Cléo Port só lamenta a utilização midiática do tema, pois com um simples pedido de informação essa situação já poderia ter sido solucionada.

Ainda, sobre a denúncia de promoção pessoal, o chefe do Executivo esclarece que esteve representando o município no carro alusivo aos 70 anos, atendendo o convite da diretoria da Escola, entendendo estar promovendo Canela e suas belezas naturais e turísticas, acreditando estar contribuindo para o desenvolvimento da cidade através da geração de emprego e renda obtidos pela divulgação para que mais visitantes venham para a cidade. 

Contudo, o prefeito destaca que o investimento obteve um retorno de mídia de mais de R$ 6 milhões, sendo que até hoje o município colhe os frutos da promoção.