Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Devotos homenageiam Nossa Senhora de Caravaggio com romaria a pé

Compartilhe:

Canela rendeu belíssima homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio, nesta quinta-feira

 

Milhares de fiéis realizaram o percurso de 7km, da Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio, no bairro Saiqui. Maria de Caravaggio, segundo seus fiéis, é muito poderosa e não deixa de interceder quando lhe é suplicada uma graça, principalmente no que diz respeito a saúde. Por isso, muitas pessoas que participam, principalmente da Romaria a Pé, fazem o percurso em agradecimento a algum pedido atendido, como forma de pagar promessa ou então para suplicar a Maria alguma graça.

A chegada da Romaria, sempre é muito emocionante e nesta edição não foi diferente. Os romeiros se emocionam com a recepção à imagem de Nossa Senhora, que foi carregada por inúmeros fieis durante a procissão e, com a encenação que contou a história da Santa, quando apareceu a jovem Joaneta, na cidade de Caravaggio, na Itália.

A Missa Campal, presidida pelo Bispo Diocesano D.Zeno Hantenteufel, foi também alusiva ao Corpus Christi, já que neste ano a data coincidiu com o dia de Maria de Caravaggio. Após a Missa foi realizado o traslado do Santíssimo para a cripta da construção da Igreja.

Muitos permaneceram no Santuario para almoçar as diversas opções gastronômicas oferecidas, desde lanches até buffet de comida caseira, churrasco e galeto, no Centro de Eventos, Restaurante Panorâmico e tendas e ainda participaram dos festejos populares durante a tarde. Na cripta da construção da Igreja, estão sendo celebradas Missas, às 13h30 e 15h30, e o espaço está aberto para adoração ao Santíssimo.

A 56ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio segue nesta sexta-feira, dia 27, com a Procissão Luminosa, às 19h no Santuario. Esta é uma das novidades do evento, que promete ser mais um momento de oração e reflexão, quando os participantes sairão do Monumento da Prece, no Santuario de Caravaggio e seguem, iluminando o caminho com velas, até a cripta da nova Igreja, onde será celebrada uma Missa.

Já no sábado, dia 28, o dia será voltado às crianças e jovens, com liturgia e atrações voltadas a este público. A Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude saí em procissão da Igreja Matriz, rumo ao Santuario, às 8h30. A 1ª Corrida de Caravaggio e o show com a cantora Ziza Fernandes serão destaques neste dia. Para encerrar os festejos à Nossa Senhora de Caravaggio, a Romaria Motorizada ocorre a partir das 9h, no domingo 29.

Assim como na Romaria a Pé, quando os devotos foram surpreendidos com o teatro, nas Missas das romarias Jovem e Motorizada a organização do evento também prepara surpresas que irão tocar o coração dos presentes.

A Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio é realizada pela Paroquia Nossa Senhora de Lourdes, de Canela, sendo o mais antigo e um dos maiores eventos da cidade.

 

PROGRAMAÇÃO:

27/05  –  SEXTA-FEIRA

PROCISSÃO LUMINOSA

19h – Saída do Monumento da Prece em direção a Igreja do Santuário, com benção especial aos participantes

28/05  –  SÁBADO

ROMARIA DOS JOVENS

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

8h30min – Saída da Igreja Matriz (caminhantes e ciclistas)

10h30min – Missa Campal, no Monumento da Prece, no Santuário de Caravaggio

12h – Almoço com gastronomia variada, desde lanches até buffet de comida caseira, no Restaurante Panorâmico

13h – Apresentação da Orquestra da Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP

14h – Seção de cinema

14h30 – Show com a banda Pagode dos Anjos

15h – Maratona com saída em frente a Igreja Matriz

16h – Show com Ziza Fernandes e banda

17h30 – Apresentações de danças

18h30 – Encerramento

No dia 28 não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas

29/05  –  DOMINGO

ROMARIA MOTORIZADA E DE MOTOCICLISTAS

9h – Saída da Igreja Matriz

10h30min – Missa Campal, no Monumento da Prece, no Santuário de Caravaggio

12h – Almoço com gastronomia variada, desde lanches até buffet de comida caseira, churrasco e galeto,  no Centro de Eventos, Restaurante Panorâmico e tendas no Parque

13h – Festejos Populares

 

Foto: Diego Santos / Estratégia Comunicação