Início Destaque Mulheres iniciam ciclo de debates da Folha

Mulheres iniciam ciclo de debates da Folha

Continua depois da publicidade

Participaram do evento as candidatas Carmen Seibt, da Aliança Avança Canela (PP/DEM/PSD), e Cintia Lacerda Barbosa, da Aliança Pró-Canela (PDT/PCdoB/PT/PEN). As candidatas da Aliança Democrática Trabalhista (PSDB/PTB) e Canela Grande de Novo (PMDB/PPS), apesar de terem confirmado a participação, não compareceram ao evento.

Carmen e Cíntia responderam, cada uma, três perguntas enviadas pelos leitores da Folha, sobre Turismo, Cultura, Saúde, Saneamento Básico e Papel da Câmara de Vereadores.

Em um tom conciliador, as candidatas enfatizaram o fato de o vereador não ser executivo, ou seja, não é o responsável por realizar obras, mas afirmaram que pretendem participar das discussões para políticas públicas.

Cíntia Lacerda frisou o compromisso de sua coligação em retomar os eventos que a cidade “deixou morrer” e fortalecer a produção cultural. Em suas considerações finais, assumiu o compromisso de trabalhar pelas mulheres canelenses e convocou as eleitoras a participar da política, não apenas em tempos de eleições, mas na formação e na defesa de políticas públicas para as mulheres.

Já Carmen Seibt respondeu sobre a situação da rodoviária de Canela e do serviço de esgoto cloacal realizado pela Corsan. No caso das duas concessões, há problemas e segunda a atual vice-prefeita e candidata à uma cadeira na Câmara, seu grupo de governo está disposto a agir firme na cobrança do cumprimento dos contratos e, no caso da Corsan, até mesmo não descarta a rescisão do contrato. Nas considerações finais, Carmen elogiou a campanha eleitoral que tem mantido o nível de educação e respeito, com os candidatos preocupados em mostrar as suas propostas, deixando de lado ataques pessoais.

Os próximos debates que serão realizados pela Folha acontecem na quinta, 15, com candidatos a vereador, e na sexta, 16, com os candidatos a vice-prefeito.

Cintia Barbosa e Carmen Seibt
Cintia Barbosa e Carmen Seibt

Mulheres são 52% do eleitorado

Esta eleição é diferente em Canela, pelo menos neste século. Sim, porque desde as eleições de 2000, e foram quatro, é a primeira vez que uma mulher não faz parte da chapa majoritária. Desde 2000, sempre tivemos pelo menos uma mulher como candidata a vice.

Na Câmara Municipal de Vereadores, temos mulheres desde 2000 também. Em uma legislatura, tivemos duas.

Os números não são exclusividade de Canela. No País e em nossa cidade as mulheres representam 52% dos eleitores, mas elas não elegem mais de 20% dos cargos eletivos do Brasil.

Pensando nisso, através de sugestões de leitoras, a Folha de Canela optou por fazer um debate apenas com candidatas mulheres, mesmo que sejam apenas ao cargo de vereadoras.

Para o diretor da Folha de Canela, o debate realizado na última quinta vem para fortalecer a participação feminina na política e utilizar a tecnologia para levar o jornalismo de uma forma diferente aos canelenses.

Transmissão ao vivo pela internet do debate das candidatas mulheres
Transmissão ao vivo pela internet do debate das candidatas mulheres (Fotos: Ricardo Varela)