Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Vacina contra a febre amarela já está disponível nos postos de saúde

Compartilhe:

Vaccination protection influenza

Atenta ao surto de Febre Amarela que está atingindo algumas regiões do País, a Secretaria Municipal da Saúde de Canela está realizando um trabalho de prevenção oferecendo doses da vacina para a população.

A vacina da Febre Amarela está disponível em todas as Unidades de Saúde do município, exceto na Unidade Central.
No entanto, a aplicação das doses está sendo realizada de acordo com o seguinte cronograma: terças-feiras – nas Unidades do Santa Marta, São Luiz e Centro Materno Infantil; quintas-feiras – Unidades do Leodoro de Azevedo e Canelinha. O horário de atendimento é das 7h às 11h30min e das 13h às 17h.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Jean Spall, somente durante o mês de janeiro a Rede de Saúde Municipal aplicou 257 doses, em pessoas de diferentes faixas etárias. “Mas para pessoas com mais de 60 anos, é obrigatório apresentação de prescrição médica para a aplicação da vacina”, explica o secretário.

A DOENÇA
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda que afeta animais e humanos, sendo transmitida pela picada do mosquito infectado. Não ocorre transmissão de uma pessoa para a outra. O Rio Grande do Sul não é área de risco, ou seja, não existe registro de casos na região desde 2012. Os sintomas iniciais da Febre Amarela são: febre, calafrios, dor de cabeça, lombalgia, dor em todo corpo, sensação de cansaço, náuseas/vômitos. Portanto, se estes sintomas se manifestarem procure um atendimento médico em uma unidade de saúde ou hospital.

Foto: Reprodução