Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

São Chico tem bairros devastados por um tornado

Compartilhe:

Doações prioritárias são de colchões e cobertores. Lonas e telhas também são bem-vindas

São Francisco de Paula deve decretar Estado de Calamidade Pública, após ser atingida por um tornado, na manhã de hoje, 12, por volta das 8h. Segundo o prefeito Marcos Aguzzoli, ainda não é possível determinar o tamanho da destruição, mas foi a pior catástrofe natural que a cidade já sofreu.

Até o momento, segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 70 pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Caridade da Cidade. Uma pessoa morreu em decorrência do tornado. A vítima foi jogada para fora de casa, com a força do vento. Ela foi socorrida mas faleceu no Hospital.

Uma criança também morreu na ERS-020, em um acidente de trânsito, na manhã de hoje, mas segundo os Bombeiros, apesar de este óbito ter sido registrado na cidade, não tem ligação com o tornado.

Oito bairros da cidade foram atingidos, entre eles, parte do centro, Cipó, Gaúcha, Pedras Brancas e São Miguel, mas a pior situação é no Santa Izabel, aonde praticamente nenhuma casa ficou sem sofrer avarias.

O cenário é o de uma guerra, destroços, residências completamente destruídas, desespero dos moradores em meio a outros que tentam salvar o que sobrou e cobrir as casas.

Mais de 263 já foram cadastradas, entre os atingidos. Pelo menos 15 famílias irão passar a noite no Ginásio Municipal.

É no Ginásio que estão concentradas as forças tarefas e estão sendo recolhidas as doações. Neste momento, a cidade necessita de colchões e cobertores, além de lonas e telhas. Nas próximas horas, começará a terminar o estoque de alimentos e produtos de limpeza.

Bombeiros de São Francisco de Paula, Canela, Nova Petrópolis, Igrejinha e Três Coroas trabalham no auxílio às vítimas.

Pelo menos 10 pessoas seguem desaparecidas. Parte da cidade segue sem abastecimento de água, energia elétrica e telefonia.

Grupos de diversas cidades estão se mobilizando para enviar doações a São Chico. Em Canela, a Prefeitura lidera um grupo que recolhe os donativos no CTG Querência.

Maiores informações a qualquer momento no Portal da Folha.

Fotos e vídeo: Márcia Nega

IMG_3337

IMG_3313

IMG_3305

IMG_3294

IMG_3285

IMG_3237

IMG_3234

IMG_3233

IMG_3437

IMG_3406

IMG_3363

 IMG_3357