Início Meio Ambiente Mutirão realizou plantio de árvores ao longo de arroio no Caçador

Mutirão realizou plantio de árvores ao longo de arroio no Caçador

Continua depois da publicidade

No último sábado, 01, a Rio Jordão Papéis em parceria com a Equipe Mato ou Morro, promoveram o plantio de 200 mudas de árvores nativas ao longo do arroio que corta as terras da empresa na região do Caçador.

Conforme código florestal vigente toda a margem deverá conter mata ciliar que será responsável pela preservação da fauna e flora da região. Além disso protegerá animais e espécies ameaçadas bem como o curso d´agua.

O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

O objetivo maior é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservação do meio ambiente e respeito a natureza, além de enquadramento nas leis federais.

Segundo o presidente da Equipe Mato ou Morro, Geremias Fachin, “somente com ações deste tipo podesse dar o exemplo às pessoas para que todos comecem a praticar a preservação da natureza”.

A equipe promove em nos dias 18,19 e 20 de Agosto a 5º Trilha de Canela, evento que no ano passado contou com mais de 500 participantes de várias regiões, inclusive estados como Bahia, Minas Gerais e São Paulo e pretende em 2017 superar essa marca, tornando-se um evento Nacional.

Para o Engenheiro da Rio Jordão, Mario Tettamanzy, a ideia é repetir sistematicamente o plantio ciliar junto com entidades de Canela e população, divulgando os benefícios da preservação desta espécie de mata. “Ano que vem vamos envolver mais pessoas, Prefeitura, escolas e entidades. Quem vier vai poder plantar uma árvore, ver ela se desenvolver, contar para o seu filho e saber que está fazendo a sua parte ajudando o meio ambiente e a cidade. Fazendo essa divulgação acreditamos que conscientização das pessoas fica mais fácil de ser alcançada. É preciso dar o exemplo para que as pessoas comecem a segui-lo”.

Foto: Reprodução