Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Subseção Canela Gramado é anfitriã do III Colégio de Presidentes da OAB RS 

Compartilhe:

Evento reuniu mais de 400 pessoas e foi marcado pelas celebrações dos 30 anos da Subseção Canela-Gramado

A Subseção Canela Gramado foi anfitriã do III Colégio de Presidentes da Seccional RS, que aconteceu de 22 a 24 de junho, no Hotel Serra Azul, em Gramado. O evento, regimental, ocorre duas vezes ao ano e busca reunir os dirigentes das 106 Subseções do Estado para deliberar sobre as demandas da advocacia visando subsidiar a Seccional nas ações a serem tomadas em prol da advocacia e cidadania. O próximo Colégio de Presidentes será realizado na subseção de Caxias do Sul.

O encontro contou com a presença do presidente do Conselho Nacional da OAB (CFOAB), Cláudio Lamachia, que na abertura do evento, falou da importância da entidade neste momento político nacional. “A advocacia tem sido chamada como nunca para participar de temas que dizem respeito ao Brasil. E por que isso? É pela história de cada advogado, mas também pela história da OAB que se confunde com a história da advocacia brasileira. Mas acima de tudo é por esta penetração que a advocacia tem de afirmar e reafirmar a defesa de princípios legais, a defesa da ética, da liberdade e daquilo que é justo”, disse Lamachia.

“Estamos enfrentando temas que dizem respeito ao nosso país. Talvez a situação tenha chegado até o fundo do poço, mas temos a convicção de que é para emergirmos com toda força e sermos uma nova nação”, disse. “No meu primeiro ato, em um ano e cinco meses de gestão, pautamos o afastamento e a cassação de Eduardo Cunha, o até então presidente da Câmara dos Deputados, que fazia mal para OAB e para o Brasil”, lembrou Lamachia. “Logo depois, enfrentamos o impeachment de Dilma Roussef, e, agora, o impeachment de mais um presidente, Michel Temer. Com isso, sem se abalar com críticas, aOAB cumpre seu papel com independência”, reiterou.

O presidente nacional da OAB também saudou todos os presentes e reiterou que a OAB/RS, através de seu presidente, Ricardo Breier, está fortalecida. “Ele tem feito um trabalho extraordinário, unindo a advocacia gaúcha”, argumentou. Também fez um cumprimento especial a todos os presidentes de Subseções, sendo representados pela presidente da Subseção Canela Gramado, Mariana Melara Reis. “Em nome da Mariana agradeço a acolhida num momento importante para a Seccional, que completa seus 85 anos justamente no III Colégio desta gestão e, também, os 30 anos da Subseção. Parabéns por esta data e por este momento”, destacou.

A presidente da Subseção Canela Gramado resumiu a noite em uma palavra. “A palavra que nos remete nesta noite é gratidão, aquela que representa a memória do coração. Gratidão minha, pessoal, por ter a honra, o privilégio e a responsabilidade de presidir a Subseção Canela Gramado junto com meus pares e poder experimentar com os senhores, também dirigentes, as agruras e felicidades de ser uma Mulher de Ordem. Gratidão por poder sediar este Colégio e ter o prestígio dos senhores e a confiança e parceria da Seccional”, disse.