Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Policiais civis da Região participam de curso de aperfeiçoamento

Compartilhe:

Nos dias 11 e 12 de julho, na localidade de Campestre do Tigre, área rural de Gramado, trinta agentes policiais, entre escrivães, inspetores e Delegados de Polícia das cidades de Igrejinha, Três Coroas, Taquara, Rolante, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Nova Petrópolis participaram de instrução especializada com objetivo de aperfeiçoar técnicas de cumprimento de ordens judiciais de busca e apreensão em locais de risco e também emprego de armas não letais em ocorrências criminais.

Foram dois dias de intenso treinamento visando padronizar procedimentos de ingresso em locais de busca e apreensão e prisão, minimizando os riscos aos profissionais de polícia, à população em geral e àqueles que porventura estejam próximos ou mesmo dentro do local onde vai acontecer a ação policial, visando a maior eficácia possível na diligência.

O curso foi uma iniciativa da Delegacia Regional de Gramado, com apoio do MOCOVI, Movimento de Combate a Violência, visando também uma integração em nível regional para prevenir ações criminosas nas áreas da Encosta da Serra, Hortênsias e Paranhana.

Ações como essa são incentivadas pelo conselho Regional de Segurança Pública, ainda em processo de formatação, que congrega entidades públicas e privadas, com a participação voluntária de pessoas dos mais diversos segmentos e oriundas de várias cidades dessas regiões, conscientes de que se fazem necessárias iniciativas para prevenir e mesmo reprimir ações criminais em um espectro mais amplo, unindo esforços de vários municípios e traçando objetivos comuns, discutidos em reuniões com a presença de técnicos da área da segurança pública.

Conforme Heliomar Franco, Delegado Regional de Gramado, os agentes retornaram para suas localidades com atualização e nivelamento de conhecimentos operacional especializado, motivados e mais preparados para o enfrentamento diário dos riscos a que se submetem. Além disso, aumentaram o grau de colaboração e troca de informações de segurança entre os vários municípios que integraram o curso.

Um novo treinamento está previsto para novembro, quando serão ministradas aos policiais aulas de tiro e manejo de armas longas e curtas.