Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Abrem inscrições para cursos de graduação do polo da UAB em Gramado

Compartilhe:

Iniciaram ontem, 17, as inscrições para os dois primeiros cursos de graduação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado: Sociologia (Licenciatura) e Letras/Português (Licenciatura), ofertados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As inscrições podem ser realizadas pela internet e encerram no dia 6 de setembro. No total, 100 vagas estão disponíveis.

O início das aulas dos dois cursos ocorrerá ainda no segundo semestre deste ano, na modalidade de educação a distância, com encontros presenciais. Os cursos são gratuitos.

Apenas seis meses após a confirmação da vinda de uma unidade da UAB para Gramado, a cidade inaugurou nesta terça-feira, 15, o Polo Gramado Véra Grin, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC. A vinda da UAB foi assegurada pelo prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) em fevereiro deste ano, durante viagem a Brasília.

Desde então, a Prefeitura Municipal, mantenedora da unidade, vinha trabalhando na organização da infraestrutura necessária e nos processos de institucionalização do polo. A escola CAIC passou por adequações para atender as necessidades de espaços administrativos, acadêmicos, pedagógicos e de acessibilidade do polo da universidade.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância. O polo em Gramado vai permitir a oferta de cursos, extensão, graduação e pós-graduação, em parceria com universidades e institutos federais, que vêm sendo captados pela administração municipal.

Cursos de graduação com inscrições abertas: O que você precisa saber

– Quantas vagas estão disponíveis? Em Gramado, são 50 vagas para Sociologia (Licenciatura) e outras 50 para Letras/Português (Licenciatura).

 – Qual o período das inscrições? As inscrições ocorrem de 17 de agosto a 6 de setembro de 2017, e podem ser realizadas no endereço eletrônico da Coperves (www.coperves.ufsm.br). O valor da inscrição é R$ 75, pago por boleto bancário. Ainda que haja a cobrança de taxa de inscrição, os cursos são gratuitos.

 – Quando e onde ocorrerão as provas? O processo classificatório é constituído por uma prova de redação, que ocorre dia 17 de setembro de 2017, das 9h às 12h. As provas devem ocorrer na sede do polo da UAB em Gramado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC.

– Onde buscar mais informações sobre o processo de inscrição? O edital está disponível no site da Coperves (www.coperves.ufsm.br) e também no site da Prefeitura de Gramado, no item Publicações da Secretaria da Educação (www.gramado.rs.gov.br – Secretarias – Educação – Publicações – UAB/Editais).

O polo de Gramado também está apto a fornecer informações: Polo Gramado Véra Grin da UAB

Endereço: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC – Rua Josias Martinho, 197, bairro Moura – Gramado

Horário de atendimento: terças a sextas-feiras, das 18h às 21h, e sábados, das 8h às 12h*

Telefone: (54) 3286.7896

* Durante o horário de atendimento do polo, computadores serão disponibilizados para a realização das inscrições pela internet.

Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

Desenlace da fita inaugural. Da esquerda para a direita: Carlos Lenuzza, diretor de educação à distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Leda Sartori, irmã da professora Véra Grin (in memoriam); secretária da Educação Gilça Silva; prefeito Fedoca e primeira-dama Bianca Bertolucci