Início Cultura Festival de Bonecos traz a magia desta arte milenar para Canela mais...

Festival de Bonecos traz a magia desta arte milenar para Canela mais uma vez

Continua depois da publicidade

Evento inicia no sábado e promete debater a interação da arte milenar dos marionetes com a tecnologia

A cidade será tomada pelo encantamento e magia do teatro de bonecos, de 07 a 15 de outubro, com grupos gaúchos, do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e também os estrangeiros da Alemanha, Espanha, Grécia e Romênia. Bonecos e bonequeiros para todos os lados é o que se verá em Canela durante os nove dias de Festival. Teatro Municipal,  Casa de Pedra, Estúdio de Pesquisa,  Estúdio dos Bonecos,   Aroma Literário, em frente à Catedral de Pedra e à Praça João Corrêa estarão palcos para espetáculos nacionais e estrangeiros. De cunho social, serão levados novamente peças teatrais ao Oásis Santa Angela (asilo de senhoras), ao Presídio Estadual de Canela e também para algumas escolas de bairros distantes do centro.

O Festival de Canela será também um grande fórum de debate sobre o teatro de bonecos, pois oportunizará aos bonequeiros troca de experiência. Além das mais de 40 apresentações, o Festival estará promovendo debates e bate papos entre diretores dos espetáculos presentes, artistas locais e demais interessados, com o tema “Diálogos entre bonecos e tecnologia”. A criatividade, irreverência, a alegria e o colorido do mundo do teatro de bonecos poderá também ser conferida nos desfiles, quando bonecos e bonequeiros saem atrás da banda marcial, tomando o centro da cidade. O que mais agrada ao público, neste momento, é que todos são convidados a participar e ser um pouco “bonequeiro”. Crianças e adultos com seus bonecos de fios, de luva, fantoches fazem parte deste espetáculo, que finaliza na Praça João Corrêa, integrando totalmente a organização do evento, bonequeiros, bonecos e público.

Na abertura oficial do evento, na noite de sábado, a presidente da Fundação Cultural Glenda Viezzer será homenageada pelo anos de dedicação ao evento. Logo após a cerimônia, o espetáculo carioca “O Gigante Egoísta” (conto de Oscar Wilde) será apresentado. Com esta peça,  a Cia Artesanal foi vencedora do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro – 2013 nas categorias de melhor espetáculo, melhor ator e melhor figurino. Recebeu também o prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças, com Melhor trabalho de formas animadas e ainda foi leito o segundo melhor espetáculo pelo Guia da Folha de São Paulo 2014.

A programação completa você confere em www.bonecoscanela.com.br.

11 a

Foto: Reprodução

O espetáculo carioca “O Gigante Egoísta” (conto de Oscar Wilde) foi vencedor do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro – 2013 nas categorias de melhor espetáculo, melhor ator e melhor figurino. Recebeu também o prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças, com Melhor trabalho de formas animadas e ainda foi leito o segundo melhor espetáculo pelo Guia da Folha de São Paulo 2014. Ele será exibido no sábado à noite