Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Cinesolar traz à Canela uma van com a magia do cinema

Compartilhe:

O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, estará em Canela na próxima segunda-feira, 16, na Praça João Corrêa. Na programação, exibições de curta e longas metragens, oficinas de cinema e exposição tecnológica sustentável.

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Durante as sessões de cinema o público pode visitar também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

A tarde, das 14h às 17h, acontece também a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a cerca de 30 alunos. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação.

O projeto

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou 460 sessões e 144 oficinas em 252 cidades de “todo” o País, ultrapassando 71 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 171 KW, equivalente a mais de três mil horas de uma geladeira ligada. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona.

O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente.

Em Canela, o projeto é realizado pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE – CPFL Energia.

Serviço:

Dia 16 de outubro, segunda-feira

Local do evento: Multipalco, na Praça João Corrêa, no Centro. (Em caso de chuva, será no Centro de Feiras, rua Danton Corrêa da Silva, 400, no Centro.)

20h – Exibições de quatro curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade. Serão apresentados “Pajerama” (9min) e “Procura-se” (15min), além de outros dois filmes da mostra “Curtas Brasília”, escolhidos na hora.

20h40 – Exibição do longa-metragem “O Palhaço”,

Oficina para alunos da rede municipal: Multipalco, na Praça João Corrêa, no Centro. (Em caso de chuva, será no Centro de Feiras, rua Danton Corrêa da Silva, 400, no Centro.)

Horário da oficina: 14h às 17h

Foto: Israel Barreto/Divulgação

Apresentação em Fartura, município sem energia elétrica