Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus por Francisco Rocha: Pepeu lança novo CD, Vagão do Tempo, Sonho de Natal e Novembro Azul

Compartilhe:

Pepeu lança novo CD

Recebi um convite e um CD do amigo Pepeu Gonçalves, para hoje à noite, lançamento de seu novo trabalho, no Teatro Elizabeth Rosenfeld, em Gramado. Neste CD, Potreiro de Sonhos, Pepeu canta versos de Felipe Araújo. Dei uma rápida escutada e gostei muito, bem arranjado, bem produzido, quero escutar com mais tempo. Parabéns Pepeu e bom show hoje à noite. Para quem quiser conferir, inicia às 21h.

Sonho de Natal – aí que me refiro

Lembro-me na primeira entrevista que fiz com Angelo Sanches aqui na redação da Folha, logo que havia sido nomeado como secretário de Turismo. Havia uma certa desconfiança com o novo secretário, afinal, poucos na cidade conheciam ele. Já no início deste ano ele falava da edição de 30 anos do Sonho de Natal. Conversamos muito sobre o evento, mostrei o material histórico que temos sobre os natais em Canela (os quais os leitores poderão conferir na semana que vem em caderno especial) e ouvi a promessa de resgate da autoestima do canelense, o que havia sido promessa de campanha de Constantino e lema de governo até então. Pois bem, chegamos ao lançamento no meio do ano e escrevi na época que até deu um arrepio na coluna ao ouvir o “jingle” que embalou tantas infâncias. Veio o momento de conferir a decoração. Pois bem, já dá pra dizer que o Angelo, com o Elias e o Leandro acertaram a mão. Não há com quem se fale que não diga que a cidade está linda, que parece aqueles grandes anos do Sonho de Natal. Parabéns aos envolvidos pelo que tem sido feito até agora, Canela e os canelenses merecem esse regalo.

Aí que eu me refiro.

Tempos estranhos

Vivemos tempos estranhos… é aluno escrevendo sobre “libras” no Enem se referindo ao signo e até uns gaiatos fingindo que chegaram atrasados para a prova apenas para serem entrevistados pela TV. Um povo sem educação e sem cultura só pode mesmo ser conduzido igual a gado no corredor. O fato é que o investimento em educação neste país está mais atrasado do que estes gaiatos do Enem. Mas, fica aquela velha pergunta: a quem interessa um povo educado e culto? Com certeza a estes que nos governam é que não!

Por mais que a economia pareça que possa sair da UTI e parar de respirar por aparelhos há muito o que ser feito. A aproximação de PT e PMDB para alianças em 2018 nos mostra que o “gólpi” foi contra o povo. Olhamos para frente e não vemos essa tal de renovação na política e como ano que vem teremos eleições é claro que muitos problemas serão varridos para de baixo dos tapetes criando um ambiente propício para estes calaveiras seguirem firme no poder mamando nas tetas do dinheiro público deste país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Como diz os versos do poeta Carlos Madruga; “o que será de mim? O que será de ti?”

Novembro azul

Estamos aí no Novembro Azul, tempo de dar aquela “conferidita” em como anda a tal de próstata e se prevenir desta doença danada. Além disso, temos dois jogos das finais da Libertadores da América que podem dar ao Grêmio o terceiro título continental. Mas que tal? E pra encerrar o ano com chave de ouro, temos ainda o Top Canela de Preferência | Profissionais do Ano, que acontece dia 28 lá na Churrascaria Espelho Gaúcho. É ou não é um novembro botado?

Vagão do Tempo

Vagão do Tempo é o título de uma milonga, composta por mim e pelo Léo Rocha em 1995 (sim, eu sou velho). Nos anos 2000, pelados que éramos, conseguimos gravar a milonga e ela levantou anda mais nada menos que onze troféus em festivais nativistas do Estado… A música, que ganhou as rádios do Rio Grande do Sul, falava da chegada do trem em Canela e como ele mexe até hoje com o imaginário dos canelenses. Por ironia do destino e por compromissos pessoais, não pude ir ao lançamento da “Estação Canela” na última segunda, logo eu, que na época que o projeto estava digamos, parado na estação da Câmara de Vereadores, fez tanta força para que ele andasse. Mas, sem lamúrias, o importante é que o projeto volta a andar e Canela ganhará mais um espaço qualificado no centro. Fica aqui o registro e os parabéns à Novalternativa e ao Mundo A Vapor, que assinam a iniciativa. Aos integrantes da antiga administração que iniciaram este projeto e à equipe do prefeito Constantino que trabalhou para que ele não morresse. Que bom que nossa cidade está andando para frente, com muito carvão na fornalha da locomotiva.

Fazia tempos que não dava para fazer dois elogios tão importantes em uma única coluna. Que bom que as coisas mudaram. Aí que me refiro!!!