Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

Nos trilhos da história: revitalização da Estação Férrea deve inciar em alguns dias

Compartilhe:

Projeto deve contar a história da chegada do trem à Canela

O projeto Estação Campos de Canella quer resgatar a história da fundação da cidade e apresentar novas opções de cultura, lazer e gastronomia

Um projeto ousado e inédito é a proposta que surge da parceira da Incorporadora Novalternativa, empresa com 25 anos de experiência no mercado imobiliário, e do Parque Mundo a Vapor de Canela, pioneiro na implantação de parques temáticos com foco em trens.

A Estação Campos de Canella tem entre seus principais objetivos o resgate da história da fundação da cidade e sua relação com trens e trilhos. Um dos pontos altos do projeto é a aguardada revitalização da Estação Férrea de Canela, localizada no coração da cidade, esperada há muitos anos.

A placa que marca o início da restauração foi descerrada por representantes da Prefeitura e da Novalternativa

A locomotiva, que será totalmente reformada, é ponto de partida para um resgate e cultural e histórico que culminará no Museu do Trem. O Museu que ocupará o subsolo está projetado dentro dos mais modernos conceitos de museus interativos da atualidade e tem como foco recontar a história da cidade de Canela num passeio divertido e cheio de informação e cultura.

O ponto de desembarque dessa aventura é a Rua Coberta da Estação Canela onde o visitante poderá desfrutar de áreas de gastronomia, lazer e espaços de convivência e serviços.

O projeto contempla espaços de cultura, entretenimento e um centro de gastronomia que prevê Pub & Cervejaria, Restaurantes, Cave de Vinhos com produtos locais, além de quiosques comerciais, propiciando espaços variados para maior permanência do residente e do turista no local.

No centro do complexo, o Palco Central, uma área coberta de 600 m2 terá toda infraestrutura para receber programação cultural enquanto o Largo da Fama, espaço como m grande estar poderá receber eventos itinerantes.

Atores locais encenaram como era a vida na estação com a chegada do trem

Para trabalhar a questão temática de trens e trilhos, revitalização da locomotiva e o significado do trem na fundação e no desenvolvimento de Canela a Novalternativa buscou o know-how de quem entende muito do assunto, o Parque Mundo a Vapor, de propriedade da família Urbani, de Canela, que desde o início da cidade trabalhou com construção e manutenção de locomóveis, indispensáveis para o trabalho nas serrarias. Em 1991 fundaram o Parque Temático Mundo a Vapor.

O empreendimento, que ocupará uma área total de 5.200m2, já em obras, será executado ao longo dos próximos três anos.