“O Grêmio é copeiro” é uma frase que embala a torcida Tricolor, mas só pode ser dita de boca cheia outra vez agora, a partir desta quinta-feira. O título da Libertadores faz o clube gaúcho voltar a ser, de fato, um especialista em mata-mata. A retomada desse status, que faz parte da identidade gremista, acontece pela primeira vez no século XXI.
Ao derrotar inapelavelmente o Lanús por 2 a 1, com gols de Fernandinho e Luan, o Grêmio ganhou o tricampeonato da Libertadores para se tornar o time brasileiro de 2017.
Ganhou na Argentina e se habilitou para jogar o Mundial de Clubes da Fifa, semifinal no dia 12 de dezembro e, tomara, final, provavelmente contra o Real Madrid, no dia 16, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Os melhores entre os melhores:
Fotos: Reprodução/Grêmio
Após fazer um golaço na vitória por 2 a 1 que deu o tri da Libertadores ao Grêmio, Luan venceu o prêmio de melhor jogador do torneio sul-americano em 2017
Campeão antes como jogador, Renato Gaúcho também foi eleito o melhor treinador da competição
Mesmo saindo lesionado ainda no início do segundo tempo do jogo, o volante Arthur foi eleito o melhor jogador da partida
Festa invadiu a madrugada de quinta e seguiu por todo o Estado
O Grêmio terá a chance de “acabar com o planeta”. Mas antes disso, o time de Renato Gaúcho acabou com a América. E, embora o título tenha ocorrido na Argentina, o tricampeonato da Libertadores foi celebrado em todo o Rio Grande do Sul.
Ainda era quarta, 29, quando soou o apito final no estádio La Fortaleza, em Lanús, na Argentina, e a festa gremista começou, invadindo a madrugada de quinta, 30, e se espalhando por diversas querências.
Em Porto Alegre, milhares de torcedores comemoravam na tradicional Av. Goethe e em diversas cidades Brasil os “Locos por tri” ganharam as ruas.
Em Canela não foi diferente, logo após o término da partida, os tricampeões, a pé, ou de carro, se dirigiram ao centro da cidade.
Olho no mundial
Assim como o Real Madrid, o Grêmio entra direto na semifinal do Mundial. O adversário do Tricolor será o vencedor do duelo entre Pachuca, do México, e Wydad Casablanca, do Marrocos. O atual campeão europeu terá pela frente quem levar a melhor de Urawa Reds, do Japão, e Al Jazira, dos Emirados Árabes, ou Auckland City, da Nova Zelândia – esses dois últimos duelam em uma fase preliminar.
A partida está marcada para o dia 12 de dezembro, às 15h (horário de Brasília). A final acontece no dia 16.