Início Cultura Exposição Grécia Antiga em Gramado

Exposição Grécia Antiga em Gramado

Foto: Reprodução
Continua depois da publicidade

Cavalo de Tróia com seis metros de altura é um dos atrativos da mostra

A Exposição Grécia Antiga chega a Gramado e convida a uma viagem inédita para percorrer quatro mil anos de história e de cultura grega. A concepção traz diversos elementos que mostram porque a Grécia é chamada de berço da civilização ocidental. Os moradores de Gramado e Canela terão valor especial de ingresso.
Abordando os dez principais legados que surgiram na Grécia e ainda exercem sua influência no mundo moderno: Arte, Arquitetura, Filosofia, Literatura, Teatro, Música, Mitologia, Esporte, Medicina, Ciências, Política, a exposição, que tem acontecido nas principais capitais brasileiras sempre com grande sucesso, conta com mais de 150 artefatos vindos diretamente da Grécia, entre esculturas, réplicas das coleções dos renomados museus da Europa, além dos principais sítios arqueológicos.

Viagem pelo tempo
Ao longo da exposição, o visitante será surpreendido pelos diversos recursos de interatividade. É possível, por exemplo, tirar fotos numa biga, carro puxado por dois cavalos e usado tanto no combate como numa modalidade esportiva. No Oráculo de Delfos, uma Pitonisa, nome dado às sacerdotisas de Apolo, oferece mensagens de otimismo aos visitantes através de um aplicativo touch. Outro elemento que chama atenção e um dos preferidos para fotos, é a escultura do Pégaso, o cavalo alado símbolo da imortalidade na mitologia grega. Os grandes nomes da filosofia grega também estão presentes, representados em bustos. Pessoas das mais diferentes gerações vão se surpreender com o Labirinto do Minotauro, além das réplicas do cavalo de Troia, com seis metros de altura e com os doze deuses do Olimpo em tamanho natural. Complementando o acervo, há ainda, as esculturas de Leônidas, rei de Esparta e Alexandre, o Grande.

Inclusão Social
Os deficientes visuais contam com um espaço sensorial para experimentar as diferentes texturas de frisos e frontões do Partenon e também obter informações úteis em Braille.
A exibição de vídeos com aproximadamente três minutos de duração se misturam às muitas atrações e acrescentam valiosos dados históricos sobre a antiga Grécia.
A Arquitetura está presente com a reprodução das três ordens arquitetônicas – Dórica, Jônica e Coríntia. Em destaque, a maquete do Partenon, o mais célebre dos templos gregos, construído no século V, AEC., em honra à Atená, deusa protetora de Atenas.

Período: até 14 de Janeiro de 2018
Horário: todos os dias, das 10h às 21h30 / exceto quartas e domingos, 10h às 20h
Local: Centro de Eventos FAURGS. Rua São Pedro, 663 – Centro – Estacionamento gratuito, com vagas limitadas
Ingressos: R$50,00 com meia entrada para 3ª idade e estudantes mediante comprovação. R$35,00 para moradores de Canela e Gramado através do comprovante de residência