Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Carnês do IPTU serão entregues nas próximas semanas

Compartilhe:

Foto: Francisco Rocha - Secretário Luciano Melo e parte de sua equipe em visita à Folha de Canela

O secretário Municipal da Fazenda, Luciano Melo, acompanhado de parte da equipe de arrecadação da Prefeitura, esteve na redação da Folha, na última quarta, 20, para falar sobre o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, cujos carnês têm a previsão de início de chegada já nos primeiros dias de 2018.
Os mais de 21 mil carnês com o IPTU e Taxa de Coleta de Lixo serão entregues nas residências, mas, a partir de 02 de janeiro, o contribuinte poderá emitir através da internet e pagar o IPTU através do site www.canela.rs.gov.br , no link “Serviços On Line”, aba “Emissão de 2ª Via DAM IPTU”.
Hoje, 15 a 20% dos proprietários de imóveis residem fora de Canela e a emissão e pagamento on-line vem para resolver um antigo problema de recebimento dos carnês. Os canelenses também podem usufruir deste recursos e evitar filas para pagamento.
Os prazos de pagamento também mudam. Quem optar pelo pagamento à vista, o prazo final é no dia 15 de janeiro, contando com 7% de desconto.
Assim como acontece em outros impostos, o bom pagador será privilegiado, serão 3% de desconto para os imóveis que estão em dia com o município. “No pagamento à vista o nosso contribuinte que entra na categoria de bom pagador pode atingir até 10% de desconto”, frisa Luciano Melo.
Em 2018, o pagamento parcelado poderá ser realizado em até 11 vezes, com o primeiro vencimento agendado para o dia 15 de fevereiro.
Os demais impostos também já tem data de vencimento, como o ISS – 1ª parcela: 10/03/2018; 2ª parcela: 31/05/2018; 3ª parcela: 31/08/2018; 4ª parcela 30/11/2018. O Alvará Sanitário com vencimento em 10/03/2018 e a Taxa de Alvará – Vencimento em 10/03/2018.

Primeiro ano da nova planta de valores
Com a chegada dos carnês do IPTU, o canelense saberá o real impacto do aumento na planta de valores que aconteceu este ano e, consequentemente, aumentará o valor dos impostos pagos.
Por isso, o secretário da Fazenda pede a compreensão da comunidade. “Os recursos do IPTU são imprescindíveis para que possamos oferecer serviços ainda mais qualificados para nossa comunidade, possibilitando investimentos em áreas importantes como saúde, educação, infraestrutura urbana, entre outras”, destaca o secretário Luciano Melo.