Canela,

29 de março de 2024

Anuncie

Conselho de Saúde reestruturado

Compartilhe:

Recentemente, o colunista Francisco Rocha citou em sua coluna 360 Graus, aqui na Folha de Canela, que poucos conselhos municipais funcionavam como deveriam aqui na cidade.

Foto: Reprodução

Na próxima semana, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Estevan Blankenheim (foto), esteve em nossa redação para falar da reestruturação pela qual passa o CMS.

Segundo ele, o conselho está se adequando à legislação federal, tanto quanto aos participantes quanto as entidades que o compõe. Essa trabalho está acontecendo a pedido do executivo.

O próximo passo é adequar a legislação municipal, que está defasada e não atende o que pede a legislação federal.

Ainda assim, o conselho conta com novas entidades e novos participantes e está atuando normalmente, avaliando e votando prioridades da saúde municipal.

O CMS pretende, assim que a legislação municipal for adequada, reformular seu regimento interno, que é de 1995.

Outra bandeira defendida é a criação de uma página dentro do site oficial de Canela, com a agenda de reuniões e as deliberações, ao alcance da comunidade. Essa demanda já vem sendo estudada pela Prefeitura e deve acontecer em um futuro próximo.

A atual presidente do CMS é Marisa Slomp. As reuniões acontecem sempre na segunda terça-feira de cada mês, às 18h30min, na sala de reuniões nos fundos da Secretaria Municipal de Saúde, sendo aberta ao público.