Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360Graus por Francisco Rocha: Canela em Feira na França; Retomando; Novo site da Prefeitura e Novo Presidente da Câmara

Compartilhe:

Neste mês, os secretários Angelo Sanches (Turismo) e Vilmar Santos (Governo) embarcam para a França. Eles vão representar Canela na Mipim – The World’s Leading Property Market, que acontece de 13 a 16 de março na cidade de Cannes.
O anúncio foi feito pelo prefeito Constantino, na coletiva do último dia 21.
A Mipim é uma grande feira da indústria. O site oficial do evento anuncia mais de 5000 investidores de cerca de 100 países.
Canela faz parte de um projeto-piloto, através de sua Lei Canela do Futuro. A ideia é atrair grandes investimentos para a cidade.
Pode parecer muito grandioso, mas quem está envolvido neste processo embarca com muito otimismo e acredita voltar com bons resultados de Cannes.
Vale lembrar que por ser projeto-piloto, selecionado pelo Governo Federal, os custos de Canela com a participação na Mipim é somente as diárias dos dois secretários, os demais custos estão sendo bancados pelo Ministério das Cidades.
Além do otimismo, a comitiva canelense leva um completo material sobre a cidade, com dados desde o Distrito Industrial, passando pelo potencial turístico até a geração de serviços de gastronomia e hotelaria.
Desejamos sucesso ao projeto e à comitiva, que possam trazer investimentos de grande porte e que realmente tragam empregos qualificados para a cidade.
Tudo isso, além de visitar a feira e conhecer ideias inovadoras adotadas em outras cidades ao redor do planeta.

Voltando
Estamos voltando de duas semanas de férias coletivas, tradicionalmente a Folha suspende a circulação impressa no período do Carnaval. Essa semana já trabalhamos normalmente e eis a primeira edição de março em suas mãos, a edição 300.

Edição 300
Neste ano, a Editora Folha optou por não realizar o evento Mais Mulher, que acontecia nas primeiras semanas de março. Nosso foco, nesta volta de férias, será o conteúdo editorial.
Você tem em suas mãos a edição 300 da Folha de Canela, mas é sempre bom lembrar que em 2016 editamos ainda 50 edições do Jornal de Canela, marca adquirida pela Folha.
No próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher completamos seis anos de atividades junto à nossa comunidade. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar, pois consideramos normal este número de jornais colocados na rua e os seis anos de atividades, sempre com crescimento.
Até quem não considera normal, quem não acreditava nisso, hoje já se conformou e se acostumou com a situação.

Retomando I
Dois assuntos tiveram repercussão durante a parada do impresso para o Carnaval, a (improvável) instalação da Havan em Canela e uma coletiva do prefeito Constantino.
Sobre a loja da rede catarinense, fica claro com a escolha por Caxias do Sul e Passo Fundo que o foco não era área de movimento turístico. O assunto esfriou, mas é sempre bom lembrar, pois a discussão vai voltar, logo ali na frente…

Quase apanhei
Outro dia destes resolvi perguntar em meu perfil pessoal em uma rede social se Canela realmente não tinha empregos ou faltava qualificação da mão de obra.
Amigo leitor, quase apanhei.
Mas, algumas almas iluminadas, tal qual o vereador Jerônimo Terra Rolim, entenderam o que este colunista estava tentando dizer através de um questionamento.
Olhando os anúncios de vaga de emprego, tanto em meios de comunicação ou pelas redes sociais, e falando com empreendedores de diversas áreas, fica evidente o panorama que só não vê quem não quer.
Emprego existe, em alguns casos falta qualificação, em outros, falta disponibilidade para trabalhar em finais de semana e por aí vai.
Claro, que toda regra tem exceção, mas, no geral, é assim que a banda toca por aqui.

Retomando II
Já sobre a prestação de contas de Constantino sobre 2017 e projeção de 2018, quase nenhuma novidade, mesmo de férias, acompanhei a coletiva de imprensa.
Com muitos números, destaque, na minha opinião, para o anúncio do cercamento eletrônico, com instalação de câmeras de videomonitoramento, pelo menos 80, neste primeiro momento, que devem estar instaladas em 120 dias.
Outra novidade anunciada é a possibilidade de Refis para empresas, que deve acontecer em 2018.

Novo site da Prefeitura
Uma parte da coletiva, realizada dia 21 de fevereiro, foi reservada para a apresentação do novo site da Prefeitura. Ficou bem legal, mais funcional e com foco no conteúdo institucional, tal como transparência e serviço.
Uma grande sacada do pessoal de informática, utilizando a plataforma WordPress, o site ficou bonito, rápido e responsivo.
Agora só falta passar o conteúdo do portal da transparência para mobile também, daí fica 100%.

Novo presidente da Câmara
Também no nosso recesso, Alberi Dias assumiu a presidência da Câmara de Vereadores. Ele gosta de redes sociais e de agilidade. Uma boa dica para o novo presidente é melhorar a transmissão das sessões via internet…