Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Frota de veículos não para de crescer. Número dobrou em 10 anos

Compartilhe:

Desafio do poder público é ajustar a mobilidade para melhorar a circulação no trânsito

As estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) confirmam o que todo o canelense percebe ao sair às ruas: há cada vez mais veículos transitando no perímetro urbano. A frota em Canela praticamente dobrou entre os anos de 2007 e 2017, um pouco menos que a média no Estado, que chegou a 66,10% nesse período.
Em relação à população, há um veículo para cada 1,61 habitantes em Canela, considerando o total da frota referente ao ano passado. O aumento é contínuo, mas vem desacelerando. Desde 2012, embora continue positiva, essa variação vem caindo, ficando em 5,66%.
O resultado não poderia ser outro: na área central da cidade, o trânsito fica lento, quase parado em alguns trechos. Em época de alta temporada, para de vez.
O desafio do poder público é criar e ajustar o Plano de Mobilidade Urbana para resolver o problema atual e projetar a cidade para o futuro.
Passou da hora de criar rotas alternativas para o canelense, principalmente uma alternativa para acesso à Gramado e às vias centrais.

Confira alguns dados sobre a frota de veículos na região: