Início Topo Site Frota de veículos não para de crescer. Número dobrou em 10 anos

Frota de veículos não para de crescer. Número dobrou em 10 anos

Continua depois da publicidade

Desafio do poder público é ajustar a mobilidade para melhorar a circulação no trânsito

As estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) confirmam o que todo o canelense percebe ao sair às ruas: há cada vez mais veículos transitando no perímetro urbano. A frota em Canela praticamente dobrou entre os anos de 2007 e 2017, um pouco menos que a média no Estado, que chegou a 66,10% nesse período.
Em relação à população, há um veículo para cada 1,61 habitantes em Canela, considerando o total da frota referente ao ano passado. O aumento é contínuo, mas vem desacelerando. Desde 2012, embora continue positiva, essa variação vem caindo, ficando em 5,66%.
O resultado não poderia ser outro: na área central da cidade, o trânsito fica lento, quase parado em alguns trechos. Em época de alta temporada, para de vez.
O desafio do poder público é criar e ajustar o Plano de Mobilidade Urbana para resolver o problema atual e projetar a cidade para o futuro.
Passou da hora de criar rotas alternativas para o canelense, principalmente uma alternativa para acesso à Gramado e às vias centrais.

Confira alguns dados sobre a frota de veículos na região: