Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Jovens de Canela e Gramado vão para o exterior através de intercâmbio do Rotary

Compartilhe:

Fotos: Francisco Rocha - Irina e Ana Glenda com os jovens que vão para o exterior no segundo semestre

Inscrições para 2019 já estão abertas e estudantes podem participar

A redação da Folha recebeu uma comitiva do Rotary Clube de Canela, acompanhada de sete jovens intercambistas.
O programa de intercâmbio do Rotary dá a oportunidade de jovens de 15 a 19 anos de idade conhecerem outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.
Iryna Ody e Ana Glenda Viezzer, integrantes do clube de serviço, apresentaram Cooper Edey, 18 anos, da cidade de Kincardine – Canadá, ele está em Canela pelo programa e estuda na Coopec.

Cooper, canadense que está em Canela, e Ana Júlia, recém-chegada do México.

Cooper diz que conhecer pessoas e culturas é o melhor deste programa, que sua maior dificuldade foi o idioma, mas adorou o churrasco.
Por outro lado, recém chegada em Canela, Ana Júlia Lodea Viezze, 16 anos, esteve 45 dias no Méxixo, pelo projeto.
Ela descreveu como incrível a experiência que teve, adorou as pessoas e a cultura de lá, mas também elogiou a gastronomia.
O programa conta com intercâmbio de curta duração, com 45 dias, e longa duração, um ano letivo. Desta forma, sete jovens de Canela e Gramado estão prontos para embarcar para o exterior no segundo semestre.
Raphael Ruivo, 16 anos, vai para a Alemanha. Ele já esteve na Nova Zelândia e tem um inglês afiado. “Estou ansioso para repetir a experiência”, afirma.
Perguntados sobre a expectativa com a viagem, os jovens mostram maturidade ao dizer que querem adquirir evolução pessoal e conhecer países mais desenvolvidos.
Felipe Sartori, 16 anos, também vai para a Itália, assim como Isabelle Seibt, 15 anos.
Eduardo Mentone, 15 anos, vai para a Dinamarca e Leonardo dos Santos, 16 anos, para a Alemanha.
Já as meninas Clara Castelli, 15 anos, e Anna Sofia Barbosa, 16 anos, vão para Estados Unidos e Japão, respectivamente.
Ana Glenda Viezzer lembra que todos os alunos intercambistas que Canela e Gramado recebem estão estudando gratuitamente na Coopec.
Até setembro, as inscrições para o clico 2019 dos intercâmbios está aberta e qualquer jovem com idade entre 15 e 19 na data da viagem pode se inscrever. Os inscritos devem estar frequentando o ensino médio, ter boas notas e nível médio de inglês.
Após a inscrição, os jovens passam por uma seleção do Rotary.