Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Obra de arte do Projeto Arte pela Paz é revelada após 18 anos

Compartilhe:

Fotos: Eduardo Idalino - Placas de argila continham mensagens para o futuro

Durante anos, uma obra de arte fez parte do rall de entrada do prédio da Prefeitura de Canela. Intitulada como cápsula do tempo, o trabalho era representado por um “ovo de cerâmica”, onde sua origem está vinculada com o “Projeto Arte pela Paz” que foi realizado na cidade em fevereiro de 2000, numa parceria da Prefeitura Municipal a e da Fundação Cultura de Canela. O evento estava inserido na “Temporada de Verão” daquele ano.
Seu objetivo era despertar em cada ser humano canelense a consciência de sua responsabilidade histórica na edificação de uma sociedade mais solidária e do valor da paz na vida de cada um, para a qualidade, resgatando o papel social da arte e instituindo uma linguagem de paz em Canela, já que aquele ano (ano 2000) era o ano internacional da cultura da paz.
O evento, segundo registro do Jornal de Canela de 4 de fevereiro de 2000, reuniu cerca de 70 artistas plásticos de todo o Estado e que realizaram atividades em vários locais de Canela.
Para o encerramento da atividade na época foi confeccionado uma cápsula do tempo em cerâmica, tendo o formato de “ovo”. Dentro dele, foram colocadas várias mensagens de paz, escritas em tabuletas de argila, formuladas por alunos da rede municipal de ensino, autoridades, artistas e participantes do evento. Essa cápsula deveria ser aberta 20 anos depois, ou seja, em 2020.

Constantino e Vellinho participaram da abertura da capsula do tempo

Devido as intempéries que estava exposta, a obra começou a “rachar” e deteriorar seu conteúdo, fazendo com que a Administração Municipal antecipasse sua abertura em dois anos. Fato ocorrido na tarde de quarta-feira, 04.
Participaram do ato, o Prefeito Constantino Orsolin, o ex-prefeito José Vellinho Pinto (prefeito no ano de 2000, data da realização da atividade), entre outros convidados e alunos da EMEF Santa Teresinha.
As mensagens serão reorganizadas e ficarão expostas junto ao Jardim do Paço Municipal.
O ex-prefeito José Vellinho Pinto lembrou de alguns fatos daquela época, quando se falava muito da entrada de um novo milênio e a valorização da cultura da paz, tema símbolo daquele ano de 2000. Mencionou que passados 18 anos algumas pessoas que participaram do projeto já não estão mais conosco, entre elas, Nydia Guimarrães.
O Prefeito Constantino Orsolin falou sobre o simbolismo dessa Cápsula do Tempo em formato de Ovo e sobre as mensagens que ela continha e que a Administração ao reformular a entrada do Paço dará destaque as mensagens contidas nessa obra de arte.