Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

PáginaDois, por Noeli Stopassola Soares: Dia do Jornalista

Compartilhe:

O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de Abril. Data que homenageiam os trabalhos dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

Origem do Dia do Jornalista > O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.
Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos.
O movimento popular se originou motivado pelo assassinato que levou D. Pedro I abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu filho D. Pedro II, com apenas 14 anos de idade.
Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.
Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.
Pois, “mais do que transformar os fatos em notícias, ele é responsável por perpetuar os acontecimentos na história.”
Cumprimentos a todos os profissionais que atuam com ética, responsabilidade e amor à profissão.

Dia Mundial da Saúde > O principal objetivo deste 7 de abril é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.
Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.
Em 2018, o tema escolhido é “Saúde para todos”, o que resume o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência.
Em 2017, o tema do Dia Mundial da Saúde foi a Depressão. Nesta “ocasião, o lema oficial do evento  teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ter conhecimentos que ajudam a prevenir esta doença, a qual pode trazer diversas consequências graves.
Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através de atividades e palestras instrutivas e educacionais.
No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é pauta de outras datas especiais, como o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição(31 de março).

Origem do Dia Mundial da Saúde > O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, também alertando sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.
De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Em nossa cidade.

Parabéns a todos os bons jornalistas de nosso município, Estado e Brasil. “Continuem nos dando, ouvidos, olhos e voz”. Obrigado!

Urgente dar uma olhada na calçada em frente ao Bradesco e Loja Oi. A mesma está com desnível e pedras soltas.

Também. Esgoto correndo das caixas depositária na esquina da Rua augusto Pestana com a Borges de Medeiros e outra na Borges enfrente ao número, 500. O cheiro está insuportável.

Participe da Feijoada da Solidariedade, adquirindo seu convite. Amanhã, 07 de abril às 12h30min, no Hotel Continental Canela.

Canelense, continue comprando em nossa cidade.

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.” (George Orwell)