Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Polícia Civil combate facção que lavava dinheiro do tráfico em Gramado

Compartilhe:

Uma operação da Polícia Civil foi deflagrada na manhã desta quinta, 19, em Gramado, contra traficantes da região que estavam sendo financiados por uma facção criminosa que tem base na zona leste de Porto Alegre. O grupo recebia apoio na compra de armas e de drogas, além da criação de lojas de fachada para a lavagem de dinheiro. Cerca de 100 policiais cumpriram 25 mandados judiciais. Dez suspeitos foram presos, além da apreensão de armas e de pequena quantidade de drogas.

A investigação é da 1ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) em parceria com a Delegacia Regional de Gramado.

O delegado Guilherme Calderipe, responsável pela investigação, diz que foram mapeados diversos pontos de venda de drogas, bem como estabelecimentos comerciais suspeitos. O objetivo é desarticular o esquema de tráfico e tentar impedir o avanço da organização criminosa para a Serra. A primeira parte da investigação está sendo realizada nesta quinta e, em um segundo momento, o foco será apenas a lavagem de dinheiro para descapitalizar o grupo criminoso.

Calderipe diz que, durante a investigação de seis meses, foi possível constatar que os traficantes adquiriram um restaurante e uma loja de roupas em um dos principais centros comerciais da cidade. A suspeita é de que os estabelecimentos comerciais foram comprados com o dinheiro obtido na venda de drogas. Em relação ao tráfico, a polícia destaca que o grupo investigado atuava principalmente nos bairros Moura, Carniel e Piratini.

“Nestes locais, os traficantes realizavam um verdadeiro drive-thru de drogas. Os usuários faziam fila de carros para adquirir cocaína e maconha”, diz o delegado. Além disso, os criminosos realizavam telentrega para outras regiões de Gramado.

As informações são do jornal Pioneiro. Link Original


Fotos: Polícia Civil