Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Brigada Militar ganha bafômetro para agilizar ocorrências em Canela

Compartilhe:

Foto: Filipe Rocha

Com recursos do judiciário, coletes para policias da companhia devem chegar nos próximos dias

A Brigada Militar de Canela passa a contar com um etilômetro, ou bafômetro, como é popularmente conhecido. O equipamento foi comprado com valores doados pelo judiciário e vem para agilizar o tempo de atendimento em ocorrências de trânsito, liberando os policias para que possam atuar no policiamento ostensivo.
Segundo a Capitã Maldaner, que atualmente responde pelo Companhia de Canela, quando necessário comprovar ou descartar uma embriaguez, os policias tinham que se deslocar com a pessoa detida até Gramado, esperar que a viatura viesse de Gramado com o bafômetro, ou então encaminhar o suspeito ao Hospital para realizar um exame.
Uma ocorrência que antes durava cerca de uma hora, agora pode ser atendida em minutos.
O etilômetro custou R$ 9.500,00, valor oriundo de penas alternativas e doações recebidas pelo Judiciário. O dinheiro foi repassado à ABASC – Associação Beneficente Amigos Solidários de Canela que realizou a compra e repassou o equipamento à BM.
Outra novidade é a aquisição de um novo colete a prova de balas para cada policial militar de Canela. Atualmente, são poucos destes equipamentos em condições de uso em Canela e os policias têm que revezar os coletes.
Por se tratar de um equipamento de proteção pessoal, o judiciário entendeu que a compra de um novo colete para cada membro da companhia de Canela era imprescindível.
O juiz Vancarlo Anacleto destacou que “o policial militar está sempre exposto nas ruas e que a falta deste equipamento é um risco eminente à vida”.
A compra dos coletes, que custarão certa de R$ 22.000,00, também será realizada com recursos do Judiciário e, assim que forem cumpridos os trâmites administrativos, os equipamentos deverão estar em Canela.