Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Serra Bier cria rota de turismo rural

Compartilhe:

Fotos: Filipe Rocha

A Rota Cervejeira Serra Bier criou um novo produto turístico: o Serra Bier Rural – Linguiça e Cerveja. Com a proposta de levar os visitantes para conhecer produções artesanais de linguiça, geleias e cervejas, as estilosas Kombis da Rota promovem uma verdadeira viagem no tempo pelo interior de Gramado e de Nova Petrópolis.
O novo produto da Serra Bier conta com cinco pontos de parada e chope liberado durante todo o trajeto. Além de cervejas, o roteiro oferece degustações de embutidos, geleias e, para finalizar, um café típico dos imigrantes de italianos.
O passeio começa com uma parada na Linguiçaria Zacarias, no bairro Moura, em Gramado. Os irmãos Birinha e Gaia Moura apresentam a fábrica artesanal criada pelo pai, Zacarias Elias de Moura, em 1971. Os visitantes podem degustar embutidos de porco: linguiça, salame, copa, calabresa, lombo defumado e outros. Depois, o passeio segue pela ERS-235 até a Cervejaria Traum, em Nova Petrópolis. Em um aconchegante pub, a Traum oferece degustação de três tipos de cerveja. Outra parada para reabastecimento é na Cervejaria Vitrola, também em Nova Petrópolis. O cervejeiro Moa Schneider apresenta a produção artesanal que funciona no subsolo de sua casa e os visitantes podem degustar mais três tipos de cervejas.
O passeio continua por estradas vicinais que ligam Gramado e Nova Petrópolis. Na localidade de Nove Colônias, a parada é para conhecer a propriedade do casal Adriano e Mariana Sander. Além de visitar as hortas, os visitantes podem degustar 16 tipos de geleias e o suco de uva da Casa Sander. O roteiro termina no Sítio Sartori, na Linha Marcondes, com um farto café típico. Iran Sartori apresenta também a cerveja artesanal Marconda Ipa.
O roteiro “Linguiça & Cerveja” começa sua operação em maio. Os passeios ocorrerão sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras. Mais informações pelo telefone: (54) 99628.5965.

Sobre a rota cervejeira
Em 2011, o guia de turismo Fabrício Ecker, 39 anos, decidiu empreender e criou um produto pioneiro, o Serra Bier Rota Cervejeira. O roteiro original da empresa é o “15 Saideiras”, que visita três cervejarias de Gramado e Canela: Gram Bier, Rasen e Farol. Os visitantes podem degustar 15 estilos e têm chope liberado na Kombi durante todo o passeio. Aliás, as Kombis são o grande diferencial do roteiro. “Nossa proposta é fazer um passeio totalmente personalizado. Primamos pela qualidade no atendimento”, afirma Ecker.