Início PáginaDois PáginaDois, por Noeli Stopassola Soares: Dia do Trabalhador

PáginaDois, por Noeli Stopassola Soares: Dia do Trabalhador

Continua depois da publicidade

O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Dia Internacional dos Trabalhadores.
É celebrado anualmente no dia 1º de maio em inúmeros países do mundo sendo feriado no Brasil, em Portugal, Angola, Moçambique e outros países. No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos.
Manifestação que tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas.
Nesse dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos. No dia 3 de maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de três manifestantes.
No dia seguinte, 4 de maio, uma nova manifestação foi organizada, em protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos contra os policiais que tentavam dispersar os manifestantes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão. A explosão do artefato e o tiroteio que se seguiu resultaram na morte de sete policiais e pelo menos quatro civis, além de ferir vários outros.
Na seqüência, cinco sindicalistas foram condenados à morte e três condenados à prisão perpétua. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, no dia 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pela jornada de 8 horas de trabalho.
A data escolhida foi o primeiro dia de maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1º de maio de 1891 uma manifestação no norte de França foi dispersa pela polícia, resultando na morte de dez manifestantes.
Esse novo drama serviu para reforçar o significado da data como um dia de luta dos trabalhadores. Meses depois, a Internacional Socialista de Bruxelas proclamou esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de abril de 1919 o senado francês ratificou a jornada de 8 horas e proclamou feriado o dia 1º de maio daquele ano. Em 1920 a União Soviética adotou o 1º de maio como feriado nacional, e hoje este exemplo é seguido por muitos outros países.
Até hoje, o governo dos Estados Unidos se nega a reconhecer o 1º de maio como o Dia do Trabalhador. Em 1890, as lutas dos trabalhadores nos Estados Unidos, conseguiram fazer que o Congresso aprovasse a redução da jornada de trabalho de 16 horas para 8 horas diárias.
Parabéns a todos os trabalhadores. Que este dia 1º de maio seja de muita reflexão e confraternização.

Em nossa cidade.

TERÇA, 1º DE MAIO, GALETO DA APAE, ENTREGA A PARTIR DA 10 HORAS NO SALÃO DE EVENTOS DA ENTIDADE.

A TARDE A PARTIR DAS 14 HORAS, 7ª FESTA DO TRABALHADOR NO SALÃO DE EVENTOS DO CARAVAGGIO, COM DIVERSAS ATRAÇÕES, PRÊMIOS, SHOWS. ASSOCIADOS DOS SINDICATOS ORGANIZADORES NÃO PAGAM INGRESSOS.
A COPA DO EVENTO ESTARÁ A CARGO DA APAE. PRESTIGIEM COLABORANDO COM ESTA ENTIDADE QUE MUITO NECESSITA DE SEU APOIO, CONFRATERNIZANDO A PASSAGEM DO DIA DO TRABALHADOR.

Rapidinhas.

Então, vejamos: os achacadores dos restaurantes estão voltando, muito se falou destes, até foi criado lei para regular a atuação dos mesmos, mas como falta fiscalização eles ficam a vontade para as abordagens.
Infelizmente quando não há penalização e vigilância a coisa não prospera. O ser humano só levando susto no bolso para não transgredir. Que pena que tenha que ser assim!

E o asfalto na Augusto, esquina com a Borges continua com o desnível, o barulho dos carros encostando a frente e o pára-choque, espero que alguém tome uma atitude para ontem.

A calçada em frente o Bradesco e a Loja Oi, continua com perigo eminente, se alguém cair e se machucar, quem irá se responsabilizar e indenizar. Quem avisa amigo é!

Canelense, continuem dando preferência para o comércio e serviços de nossa cidade. Façam Canela crescer, com sustentabilidade.

Brechó da ABASC todas as segundas, quintas e sextas à tarde junto ao hospital de Canela. Prestigiem!

Uma máquina pode fazer o trabalho de cinqüenta pessoas comuns. Mas, nenhuma máquina pode fazer o trabalho de uma pessoa extraordinária”. Elbert Hubbard