Canela,

22 de abril de 2024

Anuncie

Defensoria pública de Canela trabalha em transferência hospitalar extra-judicial

Compartilhe:

Foto: Caroline Tatsch/Divulgação - Luciana Salvador Borges

A Defensora Pública de Canela e Subdirigente do Núcleo de Defesa da Saúde (NUDS), Luciana Salvador Borges, conquistou de forma extrajudicial uma transferência hospitalar para paciente de Canela que necessitava de leito em Caxias do Sul, em razão de complexidade de tratamento. E esta não foi a única conquista.
A atuação extrajudicial do Núcleo de Defesa da Saúde (NUDS) da Defensoria Pública junto às Centrais de Regulação de Leitos que funcionam no Estado do Rio Grande do Sul tem gerado resultados positivos e efetivos para garantia de acesso à saúde, evitando a judicialização de ações.
Desde 2017, o Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública (NUDS) integra o Protocolo Mínimo para Transferências Inter-hospitalares.
De acordo com a Defensora Pública, o contato com as Centrais de Leitos tem sido benéfico e ágil. “As centrais estão respondendo muito rápido. Desde que foi feito o protocolo, em torno de 50% dos pedidos foram atendidos. Isso significa efetiva prestação de serviço à saúde garantida ao assistido”, destacou Luciana.