Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

PáginaDois, por Noeli Stopassola Soares – Edição 310

Compartilhe:

Dia das Mães.
Tem origem em datas distintas, no Brasil, atualmente o Dia das Mães é comemorado no 2º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo, neste ano de 2018 o dia das mães será comemorado no dia 13 de maio.
Além de ser uma data com simbolismo religioso, baseado na Mãe de Cristo, essa comemoração ganhou força através do comércio que encontrou uma data boa para alavancar as vendas, no entanto, mais do que uma data que movimenta o comércio o que importa realmente é ter um dia especial para comemorar o Dia das Mães no Brasil, para que todos nós filhos, possamos fazer uma linda homenagem para a mulher mais importante de nossa vida.
Seja no Brasil ou em qualquer país do mundo quando falamos de mãe é o amor e o carinho que nos passa. E um dia apenas é pouco, pois, todos os dias é Dia das Mães.
Mãe está ligada diretamente à vida. Ela gera, educa o filho para a sociedade e para Deus.
A mãe é a primeira educadora do homem, ela molda para viver as virtudes, o amor ao próximo, à civilidade e para desenvolver os seus talentos para o bem próprio e dos outros.
Portanto, os pais são os responsáveis para repassar os valores fundamentais da vida para os filhos.
Já dizia Dom Bosco: “A mãe tem o primado do amor. Com paciência e perícia ela vai tirando os maus hábitos do filho e fomentando as virtudes dele”. Pois não é para si que os homens educam seus filhos, mas para os outros e para Deus.
Com o progresso cientifico proporcionado pela medicina e pela tecnologia de ponta nas últimas décadas aliado às transformações do papel da mulher na sociedade (evidenciado a partir dos movimentos feministas), tem trazido novas e importantes mudanças na família.
Na medida em que a mulher se insere no mercado de trabalho, ela passa a exigir do homem também modificações, no que se refere ao lar e aos cuidados com os filhos.
Hoje, a mulher precisa trabalhar fora, pela necessidade de ajudar nas finanças da casa e também para se sentir realizada, situação criada por movimentos feministas de igualdade de direitos. Com isto, a mulher triplicou a responsabilidade, transformando o encargo na célula familiar compartilhada entre todos os membros (pais, filhos e até avós).
E neste acondicionamento familiar a mulher ocupa múltiplas funções: esposa, dona de casa, profissional e mãe com a tarefa de cuidar dos filhos tendo que fazer diversos arranjos, onde avós, tias, babás, creches e escolas são as soluções mais utilizadas; onde algumas ainda podem contar com o auxilio do marido.
Não podemos esquecer-nos de valorizar esta “Mulher Mãe”, que consegue conciliar todas estas funções.
Mulher, que ao longo dos tempos descobriu suas múltiplas faces e que estão a caminho de novas descobertas encontrando uma forma harmônica, coerente e prazerosa de desempenhar todos esses papéis, sem abrir mão dos privilégios de desfrutar do crescimento sadio dos filhos para se tornarem homens e mulheres felizes, maduros e responsáveis.
Ser mãe é algo divino, sem explicação. É um sentimento lindo que nos invade, sem limites.
Mãe, amor mais bonito que existe. Um Feliz Dia das Mães para todas que fazem desse amor o mais belo de todos.

Curiosidades.
Quem é mais amado: O Pai ou a Mãe?
Para muitos, essa pergunta parece impossível de ser respondida. Analisando-se o ranking de gastos dos brasileiros com presentes, uma coisa, é certa: o brasileiro investe mais para agradar à mamãe do que ao papai. O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais rende lucros ao varejo no país; só perde para o Natal. O Dia dos Pais assume uma discreta quinta posição, atrás do Dia das Crianças e da Páscoa.

Em nossa cidade.

Campanha Nacional da vacinação e “Dia D” da vacina, em Canela.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe que foi definida pelo Ministério da Saúde. Entre 23 de abril e 1º de junho, com o “Dia D” de intensificação da campanha prevista para 12 de maio.
Devem receber a vacina as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários:
-as crianças de 6 meses as menores de 5 anos, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, população indígena, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), presidiários e funcionários do sistema prisional, além de professores das redes pública e privada.
Aproximadamente 11 mil pessoas estão incluídas como público-alvo, com meta de vacinação de 90%, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Governo, protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. A vacina é segura e eficaz contra o vírus da gripe.

As unidades de saúde do município permanecem abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Também, no “dia D” da vacinação, 12 de maio, sábado.

Os achacadores dos restaurantes voltaram: Muito se falou destes, até foi criado lei para regular a atuação dos mesmos, mas como falta fiscalização eles ficam a vontade para as abordagens.

O asfalto na Augusto esquina com a Borges continua com o desnível.

A calçada em frente o Bradesco e a loja OI, permanece com pedras soltas, e com desnível (levantadas).

Brechó da ABASC todas as segundas, quintas e sextas à tarde junto ao hospital de Canela. Prestigiem!

Vem aí: Feijoada, em prol do hospital de Canela, promovida pela ABASC. Convites, com membros desta. Será no Grande Hotel Canela, dia 2 de junho, a partir das 12h. Participem!

Canelense, continuem dando preferência para o comércio e serviços de nossa cidade.

“Mãe… São três letras apenas, as desse nome bendito: também o Céu tem três letras… E nelas cabe o infinito”. Mário Quintana