Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Canela já vive em clima de Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio

Compartilhe:

Fotos: Reprodução/Estratégiacom - Cavalgada da Fé encerra com missa crioula campal

Após inauguração da gruta, romaria de jovens e cavalgada da fé são neste final de semana

A 58ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio de Canela promove no próximo sábado, 19, a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude e no domingo, 20, a tradicional Cavalgada da Fé.
Jovens de todas as cidades que compõem a Diocese de Novo Hamburgo são esperados para a Romaria e Jornada. Estima-se a participação de mais de 10 mil jovens, que sairão da Catedral de Pedra, rumo ao Santuário de Canela. Esta é, com certeza, a procissão mais animada e alegre do evento, pois todo o percurso conta com a coordenação de jovens, que estão participando da organização do evento há meses. A liturgia da Missa Campal também será voltada a este público, bem como a programação de todo o dia, que terá The Voice, rádio JDJ, confissões, adoração  e, no encerramento, show com a renomada banda Dominus.
No domingo, 20, fé e cultura gaúcha se juntam num grande movimento, com a participação de peões e prendas a cavalo. A imagem de Maria de Caravaggio irá abrindo caminho até o Santuário e, na chegada, uma Missa Crioula Campal será celebrada. Para a Cavalgada da Fé,  organização do evento criou um pequeno regulamento, buscando manter o respeito a religiosidade e as tradições gaúchas, exigindo que os participantes estejam devidamente pilchados, sem beber e fumar durante o trajeto e, que sigam sempre atrás da imagem de Nossa Senhora e da comitiva religiosa.
Nos dias do evento a gastronomia será farta, com comida caseira, lanches, frutas e, os tradicionais pastéis produzidos com massa caseira, sendo que no sábado não haverá venda de bebida alcoólica.

Romaria dos Jovens espera receber mais de 10 mil pessoas

Nova gruta
A novena, que iniciou no último sábado, 12, contou com uma emocionante celebração presidida pelo Bispo D. Zeno Hastenteufel. Esta é a primeira vez que a novena ocorre no Santuário, que teve sua construção iniciada em 2013 e, tijolo a tijolo, vai ganhando forma. D. Zeno, antes de encerrar a celebração proferiu a bênção episcopal a Gruta de Caravaggio, construída na cripta, que conta com 30m³ de pedra basáltica, gentilmente cedida pela família Benetti. Com 6m de diâmetro, o lugar será de meditação e silêncio, onde os fiéis poderão buscar abrigo, proteção e amparo de Maria de Caravaggio. Os Freis Missionários Capuchinhos, serão os responsáveis pela pregação no decorrer de toda a novena, que segue até o dia 20, às 19h30, no Santuário.
No domingo, às 19h, ocorreu a procissão luminosa, quando os presentes saíram do Monumento da Prece em direção a cripta, entoando cânticos em louvor a Mãe Maria.
A programação da 58ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio contará, ainda, no dia 26, com grande  Romaria a Pé e dia 27, a Motorizada. No decorrer deste mês de maio, o Santuário deve receber mais de cem mil pessoas.

Nova gruta é lugar de meditação
Procissão Luminosa aconteceu no domingo