Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Todos alunos dos primeiros anos da rede municipal vão fazer teste da orelhinha

Compartilhe:

Foto: Filipe Rocha - As fonoaudiólogas realizando o exame em alunos do primeiro ano da Escola João Alfredo

A reportagem da Folha de Canela acompanhou, no final da tarde da última quarta, 16, a primeira sessão de exames auditivos que a Secretaria de Educação vai realizar com todos os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
Batizado de “Ouvir para Aprender”, o programa de triagem auditiva escolar é realizado pelas fonoaudiólogas Ana Paula Cardoso e Priscilla Toledo. Na última quarta, foi a vez da Escola João Alfredo receber o programa.
Segundo o secretário de Educação, Gilberto Tegner, o objetivo é detectar algum problema auditivo nestas crianças e poder imediatamente encaminhar ao tratamento na rede de saúde, fazendo com que este problema não interfira na aprendizagem.
“Muitas vezes temos uma criança no segundo ou terceiro ano que não consegue progredir com seu aprendizado e não sabemos o motivo, que pode ser auditivo, agora, podemos virar este jogo”, diz Gilberto.
A partir deste ano, o exame será realizado em todos os alunos que ingressarem no ensino fundamental da rede municipal de ensino.