Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Colégio Marista promove projeto de doação de sangue

Compartilhe:

No dia 13 de junho, a partir das 9h, o Colégio Marista Maria Imaculada estará realizando o Doe Vida Partilhe o Amor. O projeto de doação de sangue tem como objetivo a construção da cultura da solidariedade em parceria com o Hemocentro de Caxias do Sul e com a Secretaria Municipal de Saúde.
Para doar, a pessoa precisa ter de dezesseis anos ou mais e estar apta, obedecendo aos parâmetros que podem ser encontrados no Portal do Ministério da Saúde. Neste ano, tendo em vista os estoques baixos, será dada prioridade para os doadores do tipo O (positivo e negativo). Aqueles que desejam ajudar podem se dirigir até a recepção do colégio e manifestar a vontade ser doador realizando seu cadastro ou mesmo ligar para obter maiores informações sobre a iniciativa.

Requisitos para doação de sangue segundo o Ministério da Saúde:
Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.

Os requisitos para doação de sangue são:
· Estar em boas condições de saúde
· Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
· Pesar no mínimo 50kg
· Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
· Estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação
· Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).