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Vereadores recebem o coordenador do CRVA de Canela

Foto: Eduardo Saueressig/CVC
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Na manhã de terça-feira, 19, o Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Alberi Dias (PPS), acompanhado da vereadora Emília Fulcher (MDB), recebeu o coordenador do Centro de Registros de Veículos Automotivos (CRVA) do município, Felipe Zortea. Na pauta da reunião, esteve o atendimento do órgão, a exemplo da demora para transferências, filas que se formam nas imediações do CRVA, além de outras reclamações feitas pela comunidade junto aos vereadores.
O coordenador do CRVA apresentou detalhes de todos os processos que são realizados diariamente e explicou a demora em diversos casos, e o porque isso ocorre. Atualmente, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibiliza dois sistemas para os CRVA´s, e isso, engessa muito os processos e os deixa mais lentos. As reclamações aumentaram em todos os CRVA´s a partir da alteração do sistema em junho de 2017. Além disso, o CRVA realiza a autenticação de documentação, que é um trabalho realizado em cartório, mas que agora sendo feito no CRVA toma tempo dos atendentes e faz com que o atrase outros processos.
A partir do momento que inicia o atendimento, a pessoa ganha preferência no atendimento, não precisando esperar por fila mesmo se ausentando do local para fazer algum processo, tentando agilizar o processo. Abril é o mês mais movimentado do ano, pois todos os impostos vencem neste mês. Todo o atendimento dura em torno 1h30.
Após sugestões dos vereadores, Zortea vai tentar realizar um triagem no atendimento a partir do momento que os cidadãos chegarem ao CRVA para tentar agilizar o processo e irá colocar também uma caixa de sugestões, para ter uma resposta da comunidade de acordo com seu atendimento.
Em fevereiro, o Detran fiscalizou o CRVA, com tempo cronometrado e repassou que está regular o atendimento em Canela, sendo portanto outros pontos a serem revistos para a demora. O CRVA em Canela não fecha às 12h, o que pode agilizar o processo, não enchendo em horários de pico como as 9h e as 13h30. Mensalmente tem uma média de 500 e 600 vistorias e atendimentos no CRVA.
Os vereadores lembram à comunidade que muitas das dúvidas que levam as pessoas ao CRVA podem ser tiradas no site do Detran, bem como as listas de documentos necessários para cada processo, e a impressão das guias de pagamento. Portanto, se a maioria já conseguir agilizar as ações realizando esses processos, pode acelerar bastante o funcionamento do CRVA.