Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

PáginaDois, por Noeli Stopassola. Edição 318

Compartilhe:

Fiquei perplexa com o relato da Ana Maria Nunes, Presidente da ABASC, pessoa que vem lutando pelo conforto e melhoria das instalações de nosso HCC.
Sempre buscando parcerias na comunidade, incansável na luta voluntária para ajudar aos mais necessitados e no caso, o conforto dos doentes e acompanhantes, dentro do hospital. Pelo que consta os usuários da ala SUS conseguiram destruir as cadeiras novas com poucos meses de uso.
Digo e não cansarei de repetir: Educação tem que ser a primeira prioridade na construção de um futuro melhor e de uma vida mais digna para o povo.
Mas, infelizmente, aqui na terrinha brasileira, educação ou serve de discurso para obter votos do eleitor crédulo de plantão, ou é assunto que tende a ser varrido para debaixo do tapete. Somente neste ano, já tivemos paralisação em diversas escolas inclusive na rede particular de ensino.
Enfim, o dinheiro vem do bolso dos pais que não aceitaram ver o impasse entre empregador e professores esbarrar no direito dos filhos ao estudo. Rapidinho a coisa se resolveu.
Também, a greve dos professores das escolas estaduais se arrastou por dias e os pais de um milhão de alunos prejudicados em todo o Estado não tiveram a quem reclamar.
Lembrem-se que quem paga o salário dos professores é o Estado apesar de ser com o dinheiro do cidadão, em tempos de greve, o contribuinte passa a reclamante e o professor a pedinte. E nesse fogo cruzado a maior vítima é o aluno.
Sem acordo, a insatisfação cresce de todos os lados e o projeto da educação fica totalmente comprometido. Crianças e adolescentes que deveriam estar na escola aprendendo, adquirindo conhecimento e sabedoria, discutindo temas como, por exemplo, o ano eleitoral, estão soltos pelas ruas, expostos aos riscos e perigos que conhecemos tão bem nesse nosso Brasil.
Professores que deveriam estar preparados para serem guias dos alunos na aventura do conhecimento, na construção da cidadania, se vêem desvalorizados, desestimulados, sem saber se o minguado salário vai chegar ao menos perto do fim do mês.
O governo, por sua vez, se diz limitado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e os limites da legislação de um ano eleitoral. O quadro se complica ainda mais quando nos vemos diante do desafio de separar sindicalistas verdadeiramente comprometidos com sua classe e os oportunistas de sempre, futuros candidatos a cargos políticos, que usam as assembléias da categoria como palanque para discursos eleitoreiros.
Não é fácil, não é simples, mas não podemos abrir mão do nosso dever de informar, discutir, buscar soluções efetivas e duradouras. Os professores lutam por melhores salários e condições de trabalho, convivem com a insegurança nas escolas, que só são notados quando entram em greve, tornando evidente o tumulto causado na vida das famílias e o prejuízo garantido no aprendizado dos alunos, crianças, adolescentes e jovens para quem a escola é artigo de primeiríssima necessidade.
A educação é também proteção contra a criminalidade, é garantia de, pelo menos, uma refeição digna por dia, é, enfim, a esperança de um futuro para essa nossa gente. E, afinal de contas, somos todos, de algum modo, em algum tempo, filhos de gente humilde, mas com a expectativa de uma vida que, apesar de humilde, possa ser plena de dignidade.
Sem educação continuaremos sendo o país esquecido no exterior, apenas lembrado em época de Copa do Mundo como um bom time de futebol e um país da America do Sul, apenas um ponto no mapa, no globo, uma página nos livros de história.

Em nossa cidade.

> Participe: Temporada de Inverno em Canela, com shows gratuitos no Multi palco da Praça João Corrêa.
> Como temos calçadas com pedras soltas. Proprietários vamos colaborar, arrumando!
> Brechó da ABASC todas as segundas, quintas e sextas à tarde junto ao hospital de Canela. Prestigiem!
> Canelense, continuem dando preferência para o comércio e serviços de nossa cidade. Faça Canela crescer, com sustentabilidade.
> Vem aí, Feira da AMPEC, com produtos de empresas canelenses, paralelamente a Festa Colonial, no Centro de Eventos.
> VAMOS CELEBRAR! DESTAQUE FOLHA 31 DE AGOSTO, NO GARFO E BOMBACHA. Imperdível!

“Trabalhe por uma causa, e não por aplausos. Trabalhe para expressar o melhor de você, e não para impressionar”.