Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Vereador tenta viabilizar parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital

Compartilhe:

Foto: Eduardo Saueressig/CVC

Na manhã de terça-feira, 03, o Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Alberi Dias, esteve reunido com o Presidente do HCC – Hospital de Caridade de Canela, Antônio Saldanha, com o Secretário de Saúde, Jean Spall, e de Governo, Vilmar Santos. Na pauta, os atendimentos em postos de saúde, na secretaria, mas principalmente, no hospital.
As cirurgias eletivas sempre surgem como assunto fundamental na pauta da saúde pública, como aocnteceu na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda. Com frequência, ocorrem erros no fluxo de pacientes, principalmente nos processos entre o atendimento na unidade de saúde, nas solicitações junto a SMS – Secretaria de Municipal de Saúde e depois, no pré-operatório junto ao HCC.
Visando otimizar esse processo, o vereador Alberi Dias pediu para que fosse estudada uma forma de realizar parte dos exames necessários para as cirurgias no próprio hospital, para acelerar o tempo até a operação, e claro, ser mais cômodo para o paciente e também, mais simples para SMS e HCC.
Nossa reportagem falou com Antônio Saldanha, o qual afirmou que foram identificados alguns erros da parte do HCC, os quais estão sendo corrigidos para aumentar e agilizar os procedimentos. “Também é preciso que o paciente faça a sua parte visando agilizar o processo’, disse Saldanha.

Entenda o caso
Os casos mais comuns nas cirurgias eletivas, ocorrem quando a SMS encaminha um paciente para realizar uma cirurgia junto ao HCC. Chegando lá, é realizado pelo médico um pedido de exames pré-operatório, como exame de sangue, raio-x, entre outros para realizar o procedimento.
Em muitos casos, ou o paciente não retorna com os exames, ou desiste da operação por causa do tempo de recuperação ou por qualquer outro motivo e não pede para ser retirado da lista de espera. Isso aumenta o número de procedimentos não realizados e mantém esses casos na fila, aguardando a cirurgia.
Por vezes o hospital já esteve com médicos esperando o retorno dos pacientes prontos para realizar os procedimentos, mas não foi possível por essas e outras questões. Normalmente uma nova chamada consegue achar o paciente, mas normalmente não são encontrados. Atualmente o HCC conta com dois cirurgiões gerais à disposição para realizar essas cirurgias juto a comunidade, além claro, dos médicos para casos específicos em outras áreas.
O paciente que solicita uma cirurgia junto a SMS, tem o encaminhamento dado da seguinte forma: o paciente vai até o hospital, onde o médico solicita exames pré-operatórios. Assim que tiver os resultados em mãos, a cirurgia pode ser realizada e ocorre no HCC.