Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Geral ameaça paralisar parte da coleta de lixo de Canela a partir de amanhã

Compartilhe:

Fotos: Arquivo/Folha de Canela - Bairros devem sentir a paralisação a partir deste final de semana

Medida se deve a desequilíbrio financeiro no contrato com a Prefeitura

A empresa Geral Transportes confirmou à reportagem da Folha de Canela que deve paralisar a coleta de lixo, tanto do orgânico quanto do seletivo, em diversas partes de Canela, a partir de amanhã, 25. A medida se deve, segundo Rafael Bitelo, sócio-administrador, ao desequilíbrio financeiro do contrato com a Prefeitura de Canela. “A empresa tem o mesmo contrato desde 2013, recebendo apenas a reposição da inflação segundo o IGP-M”, afirma. Segundo a Geral, o contratado pela Prefeitura de Canela é o recolhimento e o destino de 633 toneladas de lixo por mês, porém, nos últimos anos, este número tem ultrapassado as 800 toneladas, chegando a 900 toneladas de resíduos nos meses de alta temporada. “A empresa já pediu diversas vezes o reequilíbrio, mas nunca foi atendida”, diz Bitelo. Até ontem, haviam sido recolhidas 605 toneladas de resíduos em Canela e a previsão da Geral é que até o final do dia de hoje esteja superada a marca de 633 toneladas. Desta forma, a empresa entende que já cumpriu seu contrato, recolhendo aquilo pelo que recebe do Município. “O lixo é responsabilidade do Município, não é uma coisa que aconteceu do dia para a noite, é uma situação que vem passando de prefeito para prefeito e nós, Geral, estamos pagando essa conta”, diz Rafael. A empresa garante ainda que não vai paralisar toda a coleta de uma vez, levando em consideração o fluxo turístico da cidade e que algumas partes da região central devem continuar recebendo o recolhimento, mas a falta do serviço já vai ser notada em alguns bairros já a partir deste final de semana.

Empresa garante que coleta há anos, pelo menos 100 toneladas por mês a mais que estabelece o contrato

Contraponto

Entramos em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, pedindo a posição oficial do Município quanto a possível paralisação da coleta de lixo, o qual nos respondeu o que segue:

A Prefeitura de Canela, através da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade
Urbana, está trabalhando para aprimorar o serviço de coleta e triagem de resíduos no município, primando pelo bom atendimento à população e a prestação de um serviço público de qualidade. O Poder Executivo tem sido parceiro da empresa Geral Transportes, cumprindo todos os termos previstos em contrato, honrando pagamentos e prazos. A Administração Municipal está aberta ao diálogo e empenhada para manter em funcionamento este serviço que é de suma importância para a cidade.