Canela,

26 de março de 2024

Anuncie

Porque a Barragem do Canastra está seca?

Compartilhe:

Leitores questionaram a barragem totalmente seca

Leitores questionam o porque da falta de água no reservatório e CEEE diz que está fazendo obras no local

Nesta semana, quem passou pela localidade de Canastra notou que a barragem da CEEE que leva o mesmo nome estava totalmente sem água. Diversos leitores entraram em contato com a nossa reportagem reportando o fato e questionando se a ação era regular.
Entramos em contato com a Companhia Riograndense de Energia, que através de sua assessoria de imprensa nos respondeu o que segue:

Fotos: Divulgação CEEE – Obras devem durar até a próxima semana, no início de setembro, reservatório deve voltar a encher

As obras de manutenção na tubulação que leva água do reservatório de Canastra à usina de mesmo nome, em Canela, iniciou em junho. Desta vez, diferente da inspeção realizada no ano passado, os trabalhos não ocorrem no túnel que faz a transposição de águas do Rio Santa Cruz para o Paranhana e que leva água do reservatório do Salto (em São Francisco de Paula) para as usinas de Bugres e Canastra. Até a próxima semana, serão realizados reparos em juntas, fundações e na estrutura da tubulação metálica, que tem aproximadamente sete quilômetros.

Em meados de junho, o reservatório foi rebaixado e as equipes do Meio Ambiente e do Sistema Salto fizeram o resgate de peixes para preservar a fauna local. Durante as obras, a usina de Bugres continua produzindo energia e a de Canastra não está operando durante a etapa seca da obra. A vazão de água está sendo mantida de forma a não causar restrições no uso da água para a comunidade à jusante no Rio Paranhana. O enchimento do reservatório deve ocorrer na primeira semana de setembro.

Etapa do resgate dos peixes que foram soltos no leito do rio