Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Ato marca a chegada do Fogo Simbólico da Pátria

Compartilhe:

Foto: Eduardo Idalino

Em cerimônia realizada no final da tarde de segunda(27), foi recebida em Canela centelha do Fogo Simbólico da Pátria. O ato cívico aconteceu na frente da Prefeitura Municipal e contou com a presença de autoridades e da Banda da Escola Municipal João Alfredo Corrêa Pinto.
A centelha foi trazida até Canela por uma comitiva da Liga de Defesa Nacional no Rio Grande do Sul, composta pelo voluntário sócio Álvaro Raul Cruz Ferreira e integrantes da Brigada Militar de Canela, acompanhados pelos atletas da Escola Municipal Severino Travi.
A abertura da Semana da Pátria será feita no dia 3 de setembro, às 9h, também na frente Prefeitura.

Sobre o Fogo Simbólico
Em 1937, um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do FOGO, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Foi decidido, então, que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o Território Nacional, em peregrinação cívica. A Liga da Defesa Nacional, entidade que então havia completado 21 anos de dedicação às causas cívico-patrióticas, se juntou aos idealizadores e criou a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento foi realizado pela primeira vez em 1938.
O acendimento do Fogo e início da Corrida aconteceu no dia 14 de agosto, em Cachoeirinha. Na segunda-feira, dia 15 de agosto, iniciou-se a distribuição da centelha em todos os municípios gaúchos e ontem chega a Canela.
Neste ano, durante as comemorações dos 194 anos da Independência do Brasil, a Liga de Defesa Nacional completa 100 anos.
Criada em 07 de setembro de 1916, pelo poeta e escritor Olavo Bilac é uma entidade cívico cultural, apartidária, imparcial, independente e transparente, estimulando o patriotismo, o respeito e o culto aos símbolos nacionais.
Promove e participa de eventos que tenham como tema a realidade nacional e o planejamento estratégico do País. São seminários, fóruns de cidadania, simpósios acadêmicos e intercâmbio com entidades de estudo e promoção social.

Desfile Cívico
O Desfile Cívico acontece no dia 7 de setembro, a partir das 13h40, com a cerimônia de abertura na Praça João Corrêa. O desfile inicia às 14h, na rua Felisberto Soares e Avenida Osvaldo Aranha.
Em caso de chuva no dia 7, a atividade será dia 8, persistindo o mau tempo acontece dia 9 de setembro.