Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Delegado alerta para golpes em sites de venda/compra

Compartilhe:

Foto: Reprodução - Comprovante falso utilizado em um dos golpes, nome da vítima e seus dados resguardados

A Polícia Civil de Canela informa à comunidade que têm sido registradas várias ocorrências policiais de canelenses informando terem sido vítimas de falsos compradores pela internet.

O Delegado Vladimir Medeiros afirma que os criminosos escolhem vítimas que anunciam produtos para venda em sites e aplicativos especializados, notadamente OLX e Mercado Livre, iniciando a transação após demonstrarem interesse em comprar o que havia sido anunciado pela vítima (geralmente produtos e veículos com elevado valor, ultrapassando os R$ 40.000,00 – quarenta mil reais).

Segundo a autoridade policial, o golpe consiste em o criminoso remeter à vítima um comprovante falso de depósito ou transferência bancária (geralmente TED), quando o valor, em verdade, não foi repassado. Os criminosos falsificam documentos bancários para induzir as vítimas em erro, que acreditam tratar-se de transferência ou depósito verdadeiro e acabam fazendo a entrega do produto anunciado, depois verificando junto a suas contas bancárias que o valor não foi compensado. Medeiros informa que o vendedor jamais pode entregar o produto que anunciou antes de efetivamente estarem depositados os valores em sua conta. Ele explica que, para dificultar a percepção das vítimas, os criminosos costumam concluir as negociações à noite ou nos finais de semana, quando fica mais difícil para as vítimas checarem os valores junto ao banco.