Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Presídio de Canela sofre rebelião após pedido dos presos não ser atendido

Compartilhe:

O Presídio Estadual de Canela sofreu uma rebelião por volta das 11h da manhã de hoje (10), mobilizando grande parte do efetivo das forças de segurança da região.

Segundo a Capitã Cláudia Maldener, da Brigada Militar, a confusão surgiu de um descontentamento dos presos quanto ao “gerente de cela”, uma vez que os apenados possuem uma “hierarquia própria dentro do presídio”. Como o pedido de mudança dos ocupantes das celas e do “gerente” não foi acatada pela administração do presídio, iniciou a confusão, onde os presos se agrediram entre si, nas duas celas onde aconteceram o conflito, forçando as grades e tentando abrir as celas.

Nessa situação, um apenado foi ferido no rosto, não se sabe ainda se com uma estocada, sendo retirado do presídio, atendido pela Samu e levado ao Hospital de Canela.

O conflito que iniciou em uma cela teve a adesão de outras, chegando a ter a participação de 60 presos. Maldener disse que a Brigada Militar esteve presente para dar apoio à Susepe.

Um agente da Susepe também sofreu ferimentos leves em confronto com os presos.

A situação foi totalmente contornada por volta das 13h, quando os presos foram contidos. Gradativamente, serão alocados no pátio da casa penal e revistados, enquanto todas as celas serão revistadas.

O trabalho deve ser executado durante toda a tarde de hoje.

Agentes de segurança da Susepe, Brigada Militar, POE, Polícia Civil e Bombeiros de Canela participaram da ação.

A direção do presídio deve divulgar, após a ação, quais os objetos encontrados nas celas.

 

Fotos: Elisabete Schons

Momento da retirada do apenado ferido
Pátio externo do presídio com movimentação das forças de segurança
Pátio externo do Presídio com movimentação das forças de segurança

Momento da retirada do apenado que ficou ferido na confusão