Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

Gramadozoo registra nascimento inédito de jaguatirica

Compartilhe:

Foto: Halder Ramos/Divulgação

O Gramadozoo registrou o inédito nascimento de um filhote de jaguatirica na última quinta-feira, 18. Após uma semana de carinho exclusivo da mãe, a equipe do Gramadozoo separou o filhote por alguns instantes para a realização de exames de rotina. O bebê jaguatirica está crescendo saudável. O sexo do animal ainda não pode ser diagnosticado. “Para garantir o bem-estar dos animais, isolamos a mãe e o filhote. Viemos monitorando e percebemos que ela está cuidando muito bem dele”, afirma o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.

Conforme o veterinário, o quadro de saúde da mãe e do filhote é excelente. Stadler explica que os olhos do filhote devem abrir a partir dos 11 dias de vida. “Ela está amamentando superbem. Os dois estão saudáveis. Logo, ele deve abrir os olhinhos”, projeta.

O responsável técnico explica que a reprodução em cativeiro demonstra o bem-estar dos felinos ao manejo do Gramado. O parque recebeu dois machos de jaguatirica em dezembro passado.  Após breve período em observação na área de quarentena do zoo, os felinos foram levados para um recinto especial junto com a fêmea da espécie que vivia no parque. Apesar de não estarem ameaçadas de extinção, a caça predatória e as queimadas são fatores de risco para a espécie.