Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Memorial Walter Bertolucci lança exposição fotográfica

Compartilhe:

Foto: Divulgação - Comemoração da primeira eleição de Bertolucci em Gramado

O projeto Memorial Walter Bertolucci lança nesta sexta-feira, 26, a exposição “Walter Bertolucci, um resgate da história de Gramado”. Com curadoria da arquiteta Ester Meyer, a mostra fotográfica ocorre até 9 de novembro, na Sociedade Recreio Gramadense.
Em formato de linha de tempo, a exposição conta não apenas a trajetória do primeiro prefeito de Gramado, mas também resgata momentos históricos importante em nível local, nacional e internacional ao longo de nove décadas – 1920 até os anos 2000.
Além da exposição iconográfica, o Memorial WB está finalizando a edição de um livro sobre a vida e o legado de Walter Bertolucci.

Sobre Walter
Walter Bertolucci nasceu em 13 de maio de 1921. Filho de Fioravante e Rosa Bertolucci, casou com Edelvira de Castilhos com quem teve cinco filhos: Perciano, Maria do Carmo, Arlete, Fabiano e João Alfredo. No ano de 1951, aos 30 anos, foi vereador por Taquara. Gramado era 5° Distrito de Taquara e os gramadenses pleiteavam a emancipação. Liderou com sucesso a segunda comissão emancipacionista. Em 15 de dezembro de 1954, a Lei 2522 criava o Município de Gramado.
Em fevereiro de 1955, foi eleito primeiro prefeito de Gramado pela coligação PTB/PRP. Tinha como vice Leopoldo Rosenfeldt. O primeiro mandato terminou em 1959. Em 1962, foi eleito deputado estadual. Em 1968, foi reeleito prefeito de Gramado, mas após 90 dias teve seu de mandato cassado pela Ditadura Militar. Walter morreu em 2008, aos 87 anos, mas seu legado permanece vivo.