Início Cultura Canela recebe o Dia Internacional da Animação

Canela recebe o Dia Internacional da Animação

Foto: Divulgação - Lé com Cré é uma das várias animações curtas que serão exibidas na mostra infantil
Continua depois da publicidade

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece no dia 28 de outubro. Neste ano ocorrerá no dia 02 de novembro em centenas de cidades do Brasil.
Em Canela, o evento acontece no Parque do Palácio, com uma sessão infantil, às 16h, e duas sessões adultas, às 17h30min e às 19h.
Em caso de mau tempo o evento será transferido para o Espaço Nydia Guimarães.

Como surgiu o evento no mundo
Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

No Brasil
No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2018 o DIA vai para a sua 15ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h00 simultaneamente em todas os locais participantes, contando com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil.
Nesse ano o DIA é viabilizado pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual via Fundo Nacional da Cultura.