Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

CEEE comanda outras centrais hidrelétricas a partir de Canastra

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

A partir de modernização, usinas de quatro cidades são operadas remotamente da zona rural de Canela

Com a modernização de seu sistema, a CEEE Geração e Transmissão passa a comandar sete outras usinas a partir de Canastra, na zona rural de Canela.

A estatal conclui, esta semana, as obras de automação e atualização tecnológica da usina de Guarita, no município de Erval Seco. Guarita é a terceira usina do Norte do RS a ser modernizada pela CEEE, com investimentos de R$ 16 milhões, oriundos de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nas unidades de Ernestina, em Tio Hugo, e Capigui, em Passo Fundo, os trabalhos também foram concluídos ao longo deste ano.

PCE de Guarita, em Erval Seco, é comandada a partir de Canastra

O objetivo da Companhia é ampliar a disponibilidade de geração de energia e a vida útil da pequena central hidrelétrica (PCH), que tem capacidade instalada para gerar 1,76 MW de energia. Os novos equipamentos, digitais, vão executar as funções de controle, comando, medição, proteção e regulação.

Atualmente, na usina de Canastra é feita a operação e telecomando de todas as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) da região da Serra (Toca, Passo do Inverno, Herval e Bugres), além de Ernestina, Capigui e Guarita. Canastra, aliás, das usinas da CEEE é a única com esta função.

Usina de Canastra, na zona rual de Canela