Canela,

22 de abril de 2024

Anuncie

Corsan piora serviços e falta de água é diária e em todos os bairros

Compartilhe:

Nesta semana, água com barro chegou às torneiras da cidade

Se tiver água na torneira, corra e aproveite, pois ela pode faltar a qualquer momento, principalmente depois das 18h, quando as pessoas voltam para casa e aumenta o consumo. Isso acontece em todos os bairros, indiferente se são ou não perto das obras que vem acontecendo na cidade.
Quando a água vier, preste atenção antes de utilizar, pois pode estar suja, com terra, como flagrado em diversos locais em Canela.
O motivo: falta de planejamento, algo não admitido pela Corsan há algum tempo. A companhia está aumentando a capacidade de captação junto ao Poço da Faca, no Rio Santa Cruz, em Canela. A ideia é dobrar a capacidade de captação.
Se a solução apontada pela Corsan para resolver a falta d’água é aumentar a captação, fica claro que a água por ela tratada e distribuída não era suficiente para abastecer Canela e Gramado. Difícil é aceitar que a companhia não sabia dessa realidade e entender qual o motivo para demorar tanto tempo para fazer esse aumento na adutora.
Para o vereador Marcelo Savi, o gerente local da Corsan, Rogério Mazurana, disse que a obra deve estar finalizada até o final do mês, mas, pelo ritmo, é provável que o prazo não se concretize.

Prefeitura notificou a Corsan

Assim como ocorre com o esgoto cloacal e com a coleta de lixo, o abastecimento de água é de responsabilidade da Prefeitura, que pode conceder este serviço à empresas particulares ou públicas, no caso de Canela, a Corsan.

A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana notificou, na quarta (14), a Corsan pela falta constante de água no município de Canela.

Além dos problemas do abastecimento de água, em Canela, a companhia enfrenta ainda uma ação do Ministério Público por não tratar o esgoto que recolhe.

Uma alternativa, seria romper o contrato com a Corsan e repassar para uma empresa privada, o que poderia, inclusive, trazer mais receitas para o município, além de melhorar o serviço, mas, não parece ser uma alternativa, neste momento, para a Prefeitura de Canela.