Canela,

27 de julho de 2024

Anuncie

55 anos depois, Canela volta a esperar a chegada do trem, no dia 06

Compartilhe:

Foto: William Renan Martin

Canela prepara uma grande festa para o retorno de um dos seus principais símbolos: o trem. A locomotiva La Meuse, n.º 2330, havia sido levada à Taquara, onde estava sendo revitalizada pela MKR Máquinas e Usinagens.

O trabalho faz parte do projeto Estação Campos de Canella, da Incorporada Novalternativa, que vai transformar o Largo da Fama, a antiga estação férrea e parte da Rua Ernesto Urbani em um grande complexo turístico.

No trabalho de revitalização da locomotiva, entra, ainda, a parceria do Mundo A Vapor.

Foto: William Renan Martin

Programação

A programação inicia às 13h30min, de quinta (6), em frente ao Mundo A Vapor, quando a locomotiva segue escoltada ao centro de Canela e alocada em seu local original, com direito a banda marcial, durante o percurso. A chegada estava prevista para hoje, mas foi adiada em razão da previsão de chuva.

A máquina havia sido retirada do local em novembro de 2017. Ela estava parada há 40 anos e sofreu com a ação do tempo e depredação.

História

O trem faz parte da história de Canela.  A estação foi aberta em 1922. Entretanto, a data de inauguração oficial parece ser 14/08/1924. A cidade surgiu com a estação e a ferrovia. Os trens de passageiros, no entanto, somente passaram a ir até a estação em 1924. Foram desativados com a estação e o ramal em 1963.

O trem e a estação férrea em 1938