Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Benito Urbani receberá homenagem em antiga estação férrea

Compartilhe:

 

No dia em que a locomotiva revitalizada será recolocada na antiga estação férrea de Canela, outra mudança no local irá homenagear Benito Urbani. Trata-se da mudança do nome do atual Largo da Fama para Largo Benito Urbani.

O projeto de lei legislativo, de autoria da bancada do PDT de Canela foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores do dia 26 de novembro e deve ser sancionado pelo prefeito Constantino Orsolin, entre hoje (05) e amanhã (6).

O espaço, que fica em frente a antiga estação férrea foi denominado Largo da Fama na década de 1980, quando cidade recebia a Festa Nacional do Disco, juntamente com diversos artistas de renome nacional. Algum destes artistas deixaram suas mão gravadas em placas que foram coladas na parede da antiga estação e por isso o espaço em frente foi denominado Largo da Fama.

Muitas das placas se perderam ao longo do tempo e com a revitalização do prédio, dentro do projeto Campos de Canella, as que ainda existiam foram retiradas e o nome perdeu o sentido.

Com o novo espaço temático, com relação ao trem e sua história, o nome do calçadão passa a homenagear Benito Antonio Urbani, que foi um empresário canelense, fundador do Parque Temático Mundo a Vapor e com grande envolvimento na história ferroviária de Canela, além de ter prestado diversos serviços comunitários em nossa cidade.

Urbani faleceu no dia 25 de março de 2017, após um acidente de automóvel, deixando um legado de empreendedorismo, trabalho e espírito comunitário.

Largo da Fama passará a se chamar largo Benito Urbani.
Foto: Francisco Rocha

 

Benito Urbani, fundador do Mundo A Vapor
Foto: Reprodução