Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus: Profissionais do Ano e Vagão do Tempo

Compartilhe:

Profissionais do Ano 2018
Fizemos um grande evento na última terça (4). Quero agradecer, de coração, a todos os nossos agraciados e seus convidados, às autoridades que prestigiaram nossa premiação, à equipe da Folha de Canela, a mais pau-ferro do jornalismo regional, e ao Espelho Gaúcho, que, sempre, tão bem nos recebe.
Muito obrigado, a confiança da comunidade em nosso trabalho é o que nos move para fazer um veículo de comunicação cada vez melhor!
Aí que me refiro!

Vagão do Tempo
“Os mais antigos” conhecem minha família (Martins da Rocha) como “os Taquara”, isso porque eles eram oriundos da cidade com este nome e também eram muito altos, atributo físico que não herdei.
Os Taquara, segundo minha vó Andradina, vieram para Canela em função da expansão da cidade, muito pelos negócios de João Corrêa da Silva, em busca de novas oportunidades, entre eles a linha de trem.
As primeiras histórias do trem que eu ouvi foram da minha avó, depois vieram os estudos em sala de aula e os relatos dos nossos historiadores locais.
Os Taquara, assim como o trem, vieram de lá para Canela, para fazer parte do desenvolvimento da cidade. Sou tão apaixonado por esta história que em 2001 escrevi uma música sobre o trem, chamada Vagão do Tempo, falando da saudade que sinto de um tempo que não vivi.
Não por acaso, também, tal música venceu festivais na região e tocou muito nas rádios do Vale do Parangaba, especialmente Taquara. A gente, os Taquara, chegou antes do trem, nos radicamos, vivemos, amamos esta terra e trabalhamos nela e por ela.
Me enche de orgulho ao ver a estação revitalizada e o trem voltando à cidade.
Parabéns à Novalternativa, ao Mundo A Vapor, a atual administração municipal e à anterior, que iniciou o processo.
Aqui escreve, não o colunista, nem o jornalista, mas, um canelense feliz com a revitalização da estação férrea e do trem, que faz parte da história de nossa cidade, da qual muitos de meu entes também fizeram parte.
Mas é bem aí que eu me refiro!!!