Canela,

22 de abril de 2024

Anuncie

Espetáculos gratuitos movimentam Sonho de Natal no final de semana

Compartilhe:

30_11_2018_31SonhodeNatal_Canela_RS - Desfile Magico de Natal de Canela - Criacao e producao Grupo Tholl. Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Com uma programação intensa de shows musicais e espetáculos gratuitos no Sonho de Natal, Canela se prepara para mais um final de semana de cidade lotada.

Hoje às 20h30, acontece a segunda exibição de “O Desfile Mágico do Natal de Canela”, do Grupo Tholl. O desfile noturno inicia na Catedral de Pedra e segue até a Rua Felisberto Soares, com 12 alas compostas por carros alegóricos, tripés, alegorias, personagens, bonecos, malabaristas, figurinos encantadores e a presença especial do Papai Noel, com suas alegres renas.

Pelo segundo ano consecutivo no Sonho de Natal, amanhã, sábado, às 19h30, a “Orquestra da Escola Tio Zequinha” se apresenta no Multipalco. Cerca de 60 alunos, com idades entre 5 e 70 anos, prometem encantar e envolver o público.

No primeiro bloco, se apresenta a Camerata Tio Zequinha. A orquestra, formada por jovens e adultos, vai executar repertório de músicas populares. Entre as novidades que trarão para esta edição está a apresentação de marchinhas de Carnaval. “Estamos fazendo um trabalho de resgate das mais famosas de todos os tempos”, informa o maestro Carlos Alberto de Souza.

Já no segundo bloco, serão interpretadas canções natalinas tradicionais por alunos de violinos, violas, violoncelo, entre outros instrumentos. “Ano passado, tivemos um excelente público. As pessoas interagiam catando e com palmas, e foi muito legal. Este ano, queremos repetir o concerto harmonioso que fizemos. Será envolvente, familiar e com o clima de esperança, paz e renovação que o Natal propõe. Quem for, vai gostar”, antecipa o maestro.

Na sequência, quem sobe ao Multipalco é a “Banda de Concertos da Brigada Militar”, formada pelas bandas das corporações de Santa Maria, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Pelotas. “Nós nos apresentamos anualmente, em novembro, no aniversário da Brigada Militar. Este ano, com o retorno positivo que tivemos, decidimos participar do Sonho de Natal de Canela e de outros eventos, com o objetivo de aproximar mais o efetivo da comunidade”, informa a coordenadora do projeto, capitã Vanessa Ávila Wenitt.

Ao todo, serão 53 policiais apresentando suas habilidades musicais, sensibilidade e talento, com um repertório que vai desde ‘New York, New York’ até ‘Por una Cabeza’ “Na música Hallelujah, o público ganhará um presente emocionante da BM”, diz Wenitt, que completa: “A apresentação também é uma forma de mostrar que, além de atuar em ocorrências importantes, a polícia também quer, e pode, estar ao lado da sociedade em momentos especiais, como este”.

No mesmo dia, às 20h, estreia o espetáculo “Estatuas Humanas – uma performance do nascimento de Cristo”, com duração de 45 minutos, nos jardins da Catedral de Pedra. Dirigido pela atriz Lisi Berti, tendo como cenário um dos principais pontos turísticos da cidade e ao som de cantos gregorianos, a atração vai apresentar cenas do nascimento de Jesus, além de performances individuais de passagens bíblicas. “A inspiração vem de imagens de pintores renascentistas, sob um olhar mais contemporâneo”, explica a diretora.

Há cinco anos no cronograma do evento, esta será a primeira vez que a encenação ocorrerá à noite. “A mudança vai dar mais emoção ao espetáculo, que contará também com iluminação cenográfica”, antecipa Berti.

Para a diretora, o trabalho de expressão corporal dos artistas representa o teatro puro e simples, onde menos é mais. “Já era visualmente muito bonito, mas, tendo como pano de fundo a Catedral e à noite, ficará mais belo ainda”, destaca Lisi Berti, que completa: “A emoção é o que move este espetáculo que, a partir das cenas apresentadas pelas estatuas humanas, transmite muita paz e propõem uma importante reflexão”.

Domingo, estreia o espetáculo “Christmas in Concert”, às 20h30, no Multipalco. Integrando a programação das últimas cinco edições do Sonho de Natal, o show, que remete aos dourados anos 50, ganhou repaginação e mais glamour.

Este ano, a clássica Big Band, formada por guitarra, baixo, bateria, teclado, naipes de sopro, vocal masculino e coral de apoio, passará a contar com uma frontwoman, no melhor estilo das divas daquela década, esbanjando swing e charme no palco. No repertório, canções natalinas ganharão interpretações arrojadas. “O objetivo é dar ao público a sensação de que estão em um musical hollywoodiano”, destaca o diretor geral do Christmas in Concert, Fernando Martinotto.

Para completar o espetáculo, um corpo de baile apresentará coreografias criadas exclusivamente para o show. “Vamos unir a magia do Natal com o musical. A intenção é que a emoção tome conta da plateia”, afirma Martinotto, que completa: “Todos os integrantes, desde elenco, equipe técnica e de apoio, são da região. Essa é uma forma de valorizamos os artistas e produção cultural local”.

Ainda dentro da programação do final de semana, acontecerá a “Paradinha de Natal”, aos sábados e domingos, às 15h30, com saída da Catedral de Pedra, e o espetáculo “O Brilho no Teu Olhar”, em horários variados. Confira a programação em www.sonhodenatal.com.br/programacao.