Canela,

17 de maio de 2024

Anuncie

Reservatório de Canastra volta ao nível normal

Compartilhe:

Foto: Divulgação

Na quinta (6), equipes da CEEE realizam os procedimentos para encher o reservatório de Canastra, em Canela, que estava rebaixado desde 16 de outubro. Com isso, durante o dia, houved redução do fluxo de água do rio Paranhana. A manobra foi necessária para a conclusão das obras de manutenção que a Companhia está realizando em um trecho da tubulação que leva água à usina de Canastra. Parte dos trabalhos só puderam ser realizados com a interrupção do fluxo de água na tubulação e, por isso, foi necessário rebaixar o nível do reservatório.

Durante o período das obras, que foram iniciadas em junho, a usina de Bugres continuou produzindo energia. Canastra, que só deixou de operar durante a etapa seca da obra (de outubro até ontem), deve retornar à operação após a verificação das condições da adutora com a tubulação cheia, o que deve ocorrer nos próximos dias.

As obras de manutenção receberam investimento de aproximadamente 2 milhões e estão sendo executadas desde junho. Os trabalhos envolvem reparos em juntas, fundações e na estrutura da tubulação metálica, que tem aproximadamente sete quilômetros de extensão, e incluíram reforço e até movimentação de blocos de concreto que suportam as estruturas.